Os Pilares do Sucesso Profissional


Todos nós queremos ter mais sucesso na vida. Sucesso Pessoal e Sucesso Profissional. Existe muita literatura dentro desta área do Desenvolvimento Pessoal, com várias abordagens, vários caminhos em direcção ao sucesso que desejamos.

Aqui ficam alguns dos pontos fundamentais, que normalmente todos os livros focam, para conseguir atingir os seus objectivos individuais.

Ser proactivo

Todos nós temos estímulos e respondemos, nem sempre da melhor forma, mas é possível mudarmos os nossos pensamentos e condicionar as nossas respostas entre estes dois momentos.

Nós somos os criadores dos nossos destinos e comandamos as nossas experiências.

Praticamente tudo começa nas nossas mentes e as nossas acções são um reflexo do nosso mundo interior. Se permitirmos que esse mundo esteja selvagem, não o conseguiremos controlar. Pelo contrário, se cultivarmos o nosso interior podemos conseguir fazer da nossa mente aquilo que desejarmos.
A nossa proactividade nasce desse controlo mental, que nos permite fazer tudo o que desejarmos.

Ser responsável

Como referido, nós temos o poder da escolha e podemos escolher as nossas experiências. No entanto, somos também os únicos responsáveis pelas mesmas, apesar de nem tudo o que possa vir a acontecer seja apenas nossa culpa.

Nós atraímos aquilo que somos e isto ocorre muito ao nível do subconsciente que se sobrepõe às nossas acções conscientes. Por isso devemos mudar os nossos pensamentos para mudar o nosso mundo e sermos responsáveis pelas nossas acções.

O nosso comportamento nasce das nossas imagens mentais e por isso somos responsáveis pelas nossas acções e por aquilo que toleramos nos outros. Se permitirmos que os outros nos guiem contra a nossa vontade, não há mais ninguém a culpar que não nós próprios.

Ser um líder

Dificilmente conseguirá ser eficaz nas diferentes áreas da sua vida e ter sucesso, se não tiver capacidade de liderança.

A liderança é uma disciplina que qualquer pessoa pode aprender e que depois necessita adaptar às suas características. Não existem dois lideres iguais, mas existem vários tipos de liderança que são igualmente eficazes.

A primeira coisa a fazer é conseguirmos liderar-nos a nós mesmos e isto significa ter uma direcção e um objectivo em todas as acções que tomamos diariamente.

Pode escrever uma missão pessoal, com os seus valores de vida relativamente às diferentes áreas pessoais ou profissionais.

Quando lideramos outras pessoas, como é o caso dos pais e dos chefes, no caso das famílias ou empresas, precisamos de liderar dando o exemplo e deixando claro quais são os nossos valores e que fazemos tudo de acordo com eles.

Todas as incoerências serão notadas, pelos nossos filhos ou pelos nossos subordinados, o que poderá ser suficiente para arruinar toda a reputação e deixar de ter seguidores.

Um bom líder é aquele que consegue fazê-lo calmamente, sem grandes espalhafatos e necessidade de protagonismos.

Não ter medo

Em todas as áreas da nossa vida existe a possibilidade de termos medo, normalmente quando nos forçamos a novas alturas e a expandir da nossa zona de conforto. É assim que funciona o mundo e a vida.

Estamos constantemente em mudança, por isso mais vale crescer e melhorarmos, do que andar para trás e morrer. Por isso é que temos escolha, entre crescer ou morrer.

Não existe crescimento pessoal sem enfrentar os medos que temos e se não existir medo é porque não vamos aprender nada com a experiência.

Quem tem sucesso não teme os falhanços e sabe que vai falhar. É inevitável e muitas vezes necessário, basta olhar para a História e conhecer as grandes personalidades da humanidade que falharam constantemente até atingirem o sucesso.

Não tenha medo das outras pessoas, porque somos vulneráveis da mesma forma. Normalmente usamos tácticas diferentes para nos protegermos, uns são mais extrovertidos, outros são mais introvertidos, uns utilizam a agressividade, enquanto outros procuram a simpatia.

Todos tentamos fazer o nosso melhor, por isso seja simpático com todos e, principalmente não tenha medo de ninguém.

Quando enfrentamos os nossos medos, eles desaparecem rapidamente.

Aprender sempre

A aprendizagem constante é uma actividade fundamental do sucesso e de uma vida preenchida.
Se não aprendermos não conseguiremos crescer e caminhamos lentamente para a morte. A vida proporciona-nos infindáveis oportunidades para aprendermos e, quanto mais difícil for uma determinada experiência ou situação, mais iremos aprender com ela.

Aprenda com os outros, todos os dias, para aprender mais sobre si mesmo. Podemos aprender com tudo o que nos rodeia e observando-nos constantemente, sabendo como estamos a reagir e reflectindo profundamente naquilo que move as nossas reacções. Assim, agiremos conscientemente.

Estas cinco actividades podem tornar-se hábitos diários e irão aumentar exponencialmente a probabilidade de termos o sucesso que tantos sonhamos, quer em termos profissionais como em termos pessoais.

Não é fácil conseguirmos iniciar este percurso, porque não há milagres. É um percurso longo que deve ser percorrido diariamente, mas são os grandes pilares do sucesso e de uma vida preenchida com experiências.

2 comentários: