Como Fazer Uma Carta de Apresentação


Quando estamos a concorrer a um emprego, é fundamental saber como fazer um currículo e também como fazer uma carta de apresentação. Normalmente as pessoas fazem currículos muito detalhados, com experiências profissionais e académicas e isso é importante para dar ao possível empregador a informação necessária sobre as nossas capacidades técnicas.

Só que muitas vezes não fazemos uma carta de apresentação a acompanhar o currículo e esta é uma peça fundamental para se apresentar e distinguir dos seus competidores pelo posto de trabalho. Por isso, não se deixe cair nesse erro e aprenda como fazer uma carta de apresentação correcta.

Função da Carta de Apresentação

As funções de uma carta de apresentação são completamente diferentes das funções de um currículo. Deve aqui colocar algo acerca da sua personalidade, mostrar o seu estilo para que o empregador analise se esse estilo se enquadra no da empresa. Não deverá entrar em pormenores pessoais, mas sim em termos profissionais de como poderá ajudar a empresa com a sua experiência e capacidade.

Este é o papel mais importante da carta de apresentação. Enquanto o currículo indica o seu passado profissional e conhecimentos técnicos, aqui deverá encaixar-se na empresa e é o sítio ideal para explicar porque a sua contratação trará mais valias. Indique os seus pontos fortes a trabalhar em grupo, a forma como encara os objectivos, as adversidades, a competição, o stress, etc. Venda-se o melhor possível.

Não coloque aqui as suas fraquezas enquanto colaborador, já que terá oportunidade de as defender cara a cara durante a entrevista. Aqui, o objectivo passa por conseguir chegar à entrevista pessoal. As únicas fraquezas que deverá colocar são aquelas que o empregador pode descobrir se ligar para as suas referências. Se colocar essas fraquezas na carta de apresentação, não se esqueça de explicar em que é que afectou a sua performance no passado e como ultrapassou os pontos negativos. A empresa deverá ficar certa de que as suas fraquezas não influenciarão o seu rendimento futuro.

Formato da carta de apresentação

Uma carta de apresentação deverá ser uma folha simples, preenchida apenas num dos lados, para que a extensão do documento não afaste a sua leitura. Lembre-se que o objectivo é aguçar o apetite para o empregador olhar para o seu currículo e o chamar para uma entrevista pessoal.

Deverá validar os erros e a gramática deverá ser formal porque este é um documento profissional, onde não quererá empregar linguagem básica ou ainda pior, calão.

Pode parecer um pormenor sem muito significado no meio de todo o processo de recrutamento, mas enviar apenas um currículo significa entrar em pé de igualdade com mais umas dezenas de outros currículos concorrentes, enquanto uma carta de apresentação para acompanhar o seu processo poderá fazer a diferença e dar-lhe vantagem para conseguir o emprego.

Vídeo sobre cartas de apresentação

Aqui fica um vídeo que explica como fazer uma carta de apresentação para incorporar no currículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário