Aprenda Como Falar Em Público

Medo de falar em público é um factor comum de stress para a maioria das pessoas, que por vezes faz quase o impossível para evitar ficar nesta situação. Mas mesmo que trabalhemos sozinhos, é necessário falar em público para resolver os problemas ou pedir ajuda. Se quiser ir mais longe na sua carreira e ter uma função de gestão e liderança, terá de falar em público frequentemente para pequenos grupos ou grandes audiências, para ter sucesso na sua função.

No entanto, como falar em público não tem de ser uma tarefa que provoque stress e pânico se conhecermos as causas escondidas deste desconforto. Pode até acontecer começar a gostar da experiência e se sinta cada vez mais confortável e realizado.

Falar em público aprende-se

A primeira coisa que precisamos saber é que aprender como falar em público não é uma tarefa impossível para quase todos seres humanos. A verdade é que é uma característica que pode ser trabalhada, com maior ou menor dificuldade e ser dominada por toda a gente.

 Haverá sempre pessoas que são melhores do que outras, como em qualquer actividade, mas não é impossível para ninguém conseguir aprender como falar em público correctamente. Um dos erros mais comuns é precisamente o da comparação com oradores que são brilhantes. São pessoas que sabem como falar em público de uma forma natural, que transparecem calma, alegria e que nos podem deixar com a auto estima em baixo se nos compararmos com eles.

 Mas se pensarmos sempre assim, então não fazemos nada na vida, porque há sempre alguém que é muito melhor do que nós numa determinada área profissional ou social. Portanto, foque-se em ser razoável, porque assim conseguirá afastar os medos de falar em público. Se quiser melhorar a partir daí, então terá de treinar mais e conseguirá atingir um nível mais avançado.

Normalmente, estes oradores profissionais são pessoas que têm milhares de horas de treino e de prática, mesmo assim pode apostar que no início a sua qualidade não era a que demonstram na actualidade. Por isso a regra é, praticar o mais que puder.

Quando falar em público, simplifique

Outro dos pensamentos errados que temos é pensar que é necessário ser uma enciclopédia ambulante para saber como falar bem em público. Nada de mais errado... Terá obviamente de saber o que está a falar, de preferência melhor do que a sua audiência, mas não necessita de pesquisar horas e horas por material para falar que depois se torna demasiado denso e aborrecido.

Procure tornar a informação o mais simples possível, para atingir o maior número de pessoas. Obviamente que isto não se aplica a apresentações formais e académicas que têm mesmo de ser densas e aborrecidas...

Não é necessário agradar a todos

Por melhor que seja o orador, é impossível agradar a todas as pessoas da audiência. Há sempre quem se vá embora mais cedo, ou que adormeça, ou que não goste da forma como decorreu a apresentação. Não deve cair no erro de apenas falar em público com o propósito de agradar a todas as pessoas.

O propósito de falar em público é passar a sua visão sobre determinado assunto, mesmo que seja contrário a algumas pessoas que o estão a ouvir. Mesmo em situações em que tem de vender um produto ou uma ideia nunca conseguirá a unanimidade. Basta ver o exemplo na política, onde estão algumas das pessoas que melhor sabem como falar em público. Nunca houve nenhum político, por mais brilhante que fosse, que conseguisse ganhar as eleições com 100% de votos a favor e nenhum voto contra.

Use o humor sempre que possível

Todos os oradores têm estilos diferentes, mas existem dois factores importantes quando se faz uma apresentação em público. O humor e a humildade. O humor é de explicação óbvia, porque todos nós gostamos de ser entretidos por alguém e rir é um dos melhores remédios. Tem apenas de ter cuidado para não sair do seu registo e tentar impressionar com argumentos que não domina.

Se não costuma contar anedotas em privado, provavelmente não será bem-sucedido em público. Use o humor que costuma usar quando está com os seus amigos. Ser humilde significa que não deve tentar parecer um ser perfeito (porque não existem). Conheça as suas limitações, faça humor com as suas fraquezas (desde que não o deixem desconfortável). Isto fará com que se crie um laço com a audiência que será benéfico para a sua apresentação.

Aqui ficaram algumas dicas para o ajudar a perder o medo de falar em público, mas sem dúvida que a melhor forma de aprender é, conforme já se disse, treinar em todas as oportunidades. Em casa, quando está com familiares, tome a palavra e discurse sobre algo que lhes queira transmitir. Quando está com amigos, pode também fazer uma apresentação espontânea sobre como correu o seu dia, ou qualquer outro assunto que ache que pode ser interessante para eles.

Leia as notícias regularmente para ter sempre um assunto interessante para falar. Se quiser ir mais longe e aprender mais a sério, registe-se na nossa newsletter que ensina como falar em público. O importante é praticar em todas as oportunidades que encontrar.

32 comentários:

  1. Muito boa suas sugestões
    concerteza irá nos ajudar muito.
    Parabéns e obrigada
    Fernanda Santos

    ResponderEliminar
  2. tenho muitas ideias mais tem medo de falar em reuniões em grupos de pessoas

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado por mim esclarecer
    algumas coisas que eu tinha dúvida
    sobre falar em publico
    esse fato de usar o humor as vezes
    pq eu sou bem humorado e sei me dar bem
    nesse tipo, só q sempre pensava se usasse
    o humor as pessoas me levariam a mal !!!!

    ResponderEliminar
  4. muito boa as ideias para falar em publico

    ResponderEliminar
  5. Ola, estou fazendo curso tecnico de administração, fui fazer uma apresentação na frente dos colegas meu coração parecia sair pela boca. Estas dicas com certeza vai me ajudar a controlar a respiração. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  6. tenho dificuldade em expressar minhas ideas espero melhorar com essas dicas...obrigado

    ResponderEliminar
  7. ecelente muito bom vai me ajudar muito obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada me ajudou a apresentar meu trabalho de quimica. na facul.

    ResponderEliminar
  9. Muito boa suas sugestões
    concerteza irá nos ajudar muito.
    por eu quero me candidata a vereadora mas tem vergonha ,falo muito rápido alguns nem entende que falo .Parabéns e obrigada

    ResponderEliminar
  10. foi otimom adorei as dicas ira mi ajuadar bastante!

    ResponderEliminar
  11. cara ,me falta voz ,começo a gaguejar,minha orelha fica vermela,sera que tenho que procurar uma piscicologa{o}.monitoro um grupo de 15 pessoas mas não tenho coragen de falar para todos de uma vez. oque faço?

    ResponderEliminar
  12. Legal gostei agr vou tentar falar com uma diretora vai ser dificil mas espero q eu convença ela .

    ResponderEliminar
  13. o meu problema é que eu quando to a falar com alguém nunca tenho assunto para falar e entãoo penso que a pessoa a ta achar um seca e começo a ficar nervosa!! me ajude porfavor!!

    ResponderEliminar
  14. Muito bom,esse artigo me ajudou bastante,vocês estão de parabens.

    ResponderEliminar
  15. obrigado escritor, você mi ajudou muito com seu comentário, porque estou mi candidatando a vereador da minha cidade, e preciso mim comunicar bem com os eleitores certo.

    ResponderEliminar
  16. O Ser Humano é sempre capaz de ultrapassar as dificuldades. Vamos encarar as pessoas...

    ResponderEliminar
  17. Nossa, as vezes acho que posso apresentar bem um seminário, mas aí vejo umas pessoas que olha com cara de interrogação e começo a ficar nervosa demais. É um inferno esse meu medo. Mas vou me esforçar o maximo para conseguir vencer esse medo. Eu vou conseguir!!! Valeu pelas dicas.

    ResponderEliminar
  18. praticar em frente ao espelho tambem ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este artigo está muito bem feito. parabéns.

      Eliminar
  19. adoro tudo que e pra me melhora profissinal mente obrigado

    ResponderEliminar
  20. eu não tenho medo mas,fico muito nervosa,uma vez fiquei tão nervosa que até tremi,kkkkk
    foi muito legal essa explicação,obrigada de coração.

    ResponderEliminar
  21. adorei as dicas,sou muito nervosa quando tenho que apresentar algum trabalho com essas dicas vou tentar ficar mais segura.

    ResponderEliminar
  22. tenho muito medo de falar ao publico preciso de ajuda

    ResponderEliminar
  23. Otimas dicas!
    É isso que nos(timidos) precisamos...de motivação, para derrubarmos nossos medos e dar a volta por cima. Vlw

    ResponderEliminar
  24. Parabéns, ótimos conselhos... É difícil entrar em detalhes porque depende realmente da pessoa, mas o importante é ser natural e achar o equilibrio entre humildade e confiança.

    ResponderEliminar
  25. Com certeza são ótimas as dicas. Só preciso controlar o meu pânico que consequentemente dar um branco e acabo esquecendo tudo que iria fala.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  26. Adorei a dica!!!
    Vou tentar pratica-la

    ResponderEliminar
  27. Em um mundo globalizado que vivemos, teremos grandes dificuldades na vida, mas se depender de cada um de nós procurarmos superará-las seremos vitoriosos. Obrigado pelas dicas, serão muito importantes em nossa vida...

    ResponderEliminar
  28. gostei muito das dicas,vou usa-las imediatamente com minha família e no trabalho...

    ResponderEliminar
  29. Otimas dicas
    Certamente iram me ajudar muito
    Espero conseguir vencer minha timidez por completo...
    Obrigada

    ResponderEliminar