Como Estudar Para Aprender Melhor


Como é possível que existam pessoas que sem estudar muito conseguem ter bons resultados na escola, no emprego ou demonstrarem uma excelente cultura geral? Todos nós temos 24h por dia para fazer as actividades do dia-a-dia e ainda precisamos de saber como aprender mais rápido e melhor.

O tempo que passamos a estudar não significa tempo que passamos a aprender, porque senão bastaria a qualquer pessoa estudar o mesmo que outra, para ter o mesmo grau de conhecimento. O que acontece na realidade é que cada pessoa tem o seu método de estudo e uns funcionam melhores do que outros, sem contar com a capacidade inata das capacidades de cada indivíduo. A única coisa que isto nos mostra é que não vale a pena estudar muito se utilizarmos os métodos errados.

Aprenda de forma diferente

As pessoas mais inteligentes não aprendem apenas melhor, elas aprendem de forma diferente. Em vez de tentarem memorizar os factos, eles tentam conhecer o panorama geral e depois interligar os factos todos.
A vantagem é que não se baseia na memorização de listas, regras ou formulas. Baseia-se em ideias e na compreensão das interligações entre os factos.

Em vez de terem o conhecimento em caixas fechadas (português, matemáticas, história), conseguem ligar tudo de forma a terem uma visão abrangente de qualquer assunto.

O estudo em excesso normalmente demonstra que não aprendemos as coisas logo à primeira, através dessas ligações.

Como aprender a aprender

Aprender de forma diferente não é um modelo que tenha regras bem definidas, como uma lista de dez coisas que devemos fazer para aprender correctamente. No entanto, existem algumas ferramentas que nos podem auxiliar a aprender melhor.

Aprenda com as emoções

Não apenas com recurso à visualização, mas sim a todos os sentidos que temos, porque está provado que as emoções fazem com que os acontecimentos passem a ser guardados na memória a longo prazo (por vezes para sempre). Se alguma vez teve um acidente, provavelmente até se lembra da roupa que tinha vestido, que horas eram, o percurso que fazia, etc. Se lhe perguntarem que roupa usou ontem ou o que comeu, provavelmente já não se lembra.

Utilize metáforas

Como neste modo de aprender, precisamos de ligar os factos, podemos recorrer a metáforas que são instrumentos que nos permitem compreender factos não relacionados e, de alguma forma, criar uma ligação entre eles e nunca mais nos esquecermos.

Simplifique

Outra das regras para saber como aprender melhor é perceber as ideias como se tivesse de as explicar a uma criança de 10 anos. Enquanto isto não é possível fazer para tópicos muito avançados, como Medicina ou Investigação Científica, é possível para praticamente tudo o resto. Se conseguir entender a ideia de forma básica, então nunca mais se vai esquecer.

Escreva

Uma das melhores formas de aprender é escrevendo sobre as ideias que acabámos de aprender, porque coloca mais emoções no processo. Tem de escrever, ler, reflectir, condensar. Não se preocupe em fazer um documento formal ou perfeito. O que interessa é que indique as ligações que acabou de aprender para que outra pessoa que olhe para o papel consiga ter uma ideia geral do que lhe pretendia dizer.

Aprender melhor estudando menos é uma questão de mudar o método como aborda a aprendizagem. Teste este modelo durante algum tempo e veja os resultados em si mesmo. Se não gostar, sabe sempre como aprender da forma antiga.

2 comentários: