Como Trabalhar Menos e Melhor


Hoje em dia trabalhar produtivamente significa trabalhar mais horas diariamente, chegando a 12h, 13h e mais horas seguidas...

No entanto, trabalhar melhor deveria querer dizer, mais produtividade nas mesmas horas ou ainda em menores períodos horários. Desta forma, pode passar mais tempo a relaxar, com a família ou a fazer outras actividades que lhe dêem prazer.

Aqui ficam algumas estratégias para o ajudar a ser mais produtivo (e se possível a trabalhar menos).

Período mais produtivo do dia

Todos temos um relógio interno que nos indica quando somos mais produtivos e quando somos mais preguiçosos. Esse relógio varia completamente de pessoa para pessoa.
  • Há quem goste de acordar às 6h e trabalhar durante o período matinal.
  • Há quem prefira trabalhar após o almoço e ser mais produtivo nessa hora
  • Há até que só comece a ser produtivo a altas horas da madrugada (2h ou 3h)
Descubra o seu melhor período, quando se sente com mais força e motivação para enfrentar qualquer tarefa, por mais complicada que possa parecer.

Relaxe no tempo improdutivo

Se trabalha para si, é mais fácil, no entanto existem sempre tarefas mais simples, que não requerem tanta atenção e concentração, que pode terminar durante esse período mais preguiçoso.

Se tiver flexibilidade no emprego, use-a para fazer actividades não profissionais, como compras, arrumações ou melhor de tudo, exercício físico para melhorar a saúde.

Local de trabalho organizado

Se trabalha em casa, num gabinete só seu ou apenas numa secretária, crie um ambiente favorável, que seja organizado para que goste de estar aí sentado, já que é nesse local que passa grande parte do seu dia a trabalhar.

Uma boa decoração e arrumação farão com que se sinta relaxado e com vontade de trabalhar produtivamente.

Variar o local de trabalho

Aqui também tem uma vantagem se trabalha por conta própria ou trabalha em casa, porque pode simplesmente ir para outra divisão, para um café ou qualquer outro sítio fora de casa e continuar a trabalhar produtivamente.

Se trabalha num escritório, pegue nas suas coisas e vá para outro sítio na empresa. Uma sala de reuniões, o bar, o jardim ou mesmo para fora da empresa.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir aumentar a sua produtividade, sem aumentar o número de horas que trabalha (que tem o efeito contrário). Quando acabar, vá para casa e aproveite todo esse tempo livre.

1 comentário: