Como Fazer Amigos e Ser Mais Popular


Todos queremos ter amigos, mas muitos não conseguem fazer amizades facilmente porque pensam que não nasceram com esse dom e então não sabem como fazer amigos. Ter uma vida social não é tão complicado como se possa pensar, no entanto requer alguma paciência e alguns truques.

Ter novas amizades é também uma excelente forma de progredir na sua carreira, tanto como empregado como empreendedor. É sem dúvida uma habilidade que deve ser aprendida e utilizada todos os dias da sua vida.

A maioria das pessoas fez amigos sem saber explicar o processo que adoptou, mas sim de forma natural ao longo dos meses ou anos de convívio com as pessoas que agora chama de amigos.

Se for uma pessoa mais tímida, aqui ficam algumas ideias base sobre como fazer amigos.

Quase toda a gente sabe como fazer amigos, se tiver mesmo problemas em conseguir criar amizades, veja se está a fazer alguma das seguintes coisas erradas.

Ter personalidade

Quanto melhor forem as suas qualidades sociais, mais fácil será para arranjar amigos, mas todos nós conhecemos pessoas que têm personalidades estranhas ou mesmo irritantes e mesmo essas pessoas têm uma rede de amigos, por isso todos conseguem aprender como fazer amigos.

Aprender como fazer amigos

A maioria das pessoas faz isto instintivamente e nunca se preocupou em aprender, porque na realidade nunca foi um problema. Mas se analisarmos os comportamentos, conseguimos chegar a algumas conclusões sobre a forma correcta de fazer amizades.

Coragem para convidar os outros

É preciso arranjar alguma coragem para fazer convites a pessoas com quem gostaria de fazer amizade. Não é muito complicado e na maioria das vezes a resposta será positiva, porque todas as pessoas gostam de ser convidadas nem que seja apenas para beber café.

Gostar das outras pessoas

Se for do tipo que apenas fala mal de outras pessoas e arranja sempre qualquer coisa negativa sobre toda a gente, conseguirá sempre encontrar desculpas para não fazer amigos, porque toda a gente tem pontos negativos.

Ter uma vida social, mesmo que sozinho

Se tiver apenas um amigo, ou mesmo que seja sozinho, vá a eventos sociais, como concertos, teatro, bares e desportos. Sítios onde existam outras pessoas com quem pode vir a falar e, ainda melhor, sítios que tenham actividades em grupo, como praticar desporto ou frequentar um curso. Estará com pessoas que têm os mesmos gostos que você tem, o que facilita o início de conversas sobre os assuntos que têm em comum.

Se frequentar estes eventos, terá sempre histórias para contar, o que fará de si uma pessoa mais interessante. Além disso, o facto de estar em sítios rodeado por outras pessoas aumenta o seu sentimento de estar a ter uma vida social.

Como melhorar a sua vida social

Pegue nas pessoas que já fazem parte da sua vida, mas ainda não são seus amigos, como por exemplo colegas da escola ou colegas do emprego, que frequentam o mesmo espaço mas com os quais não tem ainda relações de amizade.

Procure passar mais tempo com estas pessoas, para que elas o conheçam melhor e vice-versa. Se apenas está cinco minutos por dia com uma determinada pessoa, não pode esperar grandes amizades em pouco tempo. É fisicamente impossível, por isso tem de arranjar forma de estar mais tempo junto dessa pessoa. Se ela for ao café, vá também. Se frequentar certos sítios, apareça por lá também. Certifique-se que o faz de forma natural e não perseguindo ou fazendo-se convidado sem o ser, porque senão passa a ser daquelas pessoas que ninguém gosta...

Como fazer amigos conhecendo novas pessoas

Outra forma de fazer amigos é conhecer pessoas que são desconhecidos para si e para isso deve usar outra estratégia.

Não ter acesso a potenciais amigos é uma grande barreira para este processo, por isso é necessário ir a sítios e conhecer formas de fazer novos amigos.

Algumas formas de o fazer são:
  • Tornar-se amigo de uma ou duas pessoas que têm redes sociais muito grandes. Aquelas pessoas que conhecem meio mundo.
  • Juntar-se a associações e fazer actividades de grupo que gostasse de fazer, mesmo que não fosse para fazer amigos.
  • Estar em locais com muita gente e começar a conhecer novas pessoas diariamente. Os locais mais frequentes são a escola e o emprego.

Aceitar todos os convites

Se alguém o convidar para o que quer que seja, não recuse porque será uma oportunidade de passar mais tempo com essa pessoa e com outras pessoas que poderão ser seus amigos no futuro. Não desperdice essa oportunidade, a menos que tenha fortes motivos e não queira mesmo participar.

Por vezes até pode ser aborrecido e ser um sacrifício, mas também pode revelar-se uma óptima oportunidade para conhecer algumas pessoas que mais tarde poderão vir a ser seus amigos. Faça o sacrifício de aparecer em todas as situações sociais em que seja convidado.

Fazer amizades com convites

Convide as pessoas de quem gostaria de ser amigo para fazer qualquer coisa. Telefone ou envie um e-mail a fazer o convite.

Este passo é um dos mais importantes, porque pode estar em muitos sítios (o que é bom), ir a convites de pessoas (também é bom), mas se não fizer nada para transformar essas pessoas em amigos, então será apenas um conhecido da escola ou do emprego, com que fala ocasionalmente.

Quando começar a fazer os primeiros amigos, o processo torna-se mais simples e natural, mas das primeiras vezes terá de fazer um esforço consciente para conseguir fazer algumas acções que o levam a forçar o contacto com novas pessoas e a dar o passo seguinte nesse relacionamento.

Os frutos de ter bons amigos e uma rede de contactos social alargada compensam alguns sacrifícios que terá de fazer neste percurso de aprender como fazer amigos.

71 comentários:

  1. Eu gostei muito deste artigo, achei muito interessante, original e esclarecedor. Continue com o excelente trabalho. E acima de tudo muito obrigado. Salvou-me o dia.

    ResponderEliminar
  2. não sou tímida, mas na hora de falar com as pessoas eu travo ,ou estou sem assunto ou só falo só oi !!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo disse...

    Eu gostei muito deste artigo, achei muito interessante, original e esclarecedor. Continue com o excelente trabalho. E acima de tudo muito obrigado. Salvou-me o dia.
    16 de Setembro de 2011 15:55
    Anónimo disse...

    não sou tímida, mas na hora de falar com as pessoas eu travo ,ou estou sem assunto ou só falo só oi !!
    27 de Setembro de 2011 09:53

    bla bla bla.
    Dica:seja educado(a).faça amigos aos poucos.exemplo vc que ser amigo dele ao inves dele.fique amigo do melhor amigo dele.e uma maneira de se da melhor com seu amigo sem passa vergonha.

    se vc tem vergonha tambem de fala com o melhor amigo dele pense:to falando com meu pai num sei pra q ter vergonha.se for amiga to falando com minha mae.

    ResponderEliminar
  4. ah falar de dicas e muito facil eu quero ver na hora do vamo ver. eu sou muito timido e nao consigo fazer amigos, ja fui pra balada, frequento lugares legais, tenho grana, sou bonito. mas nada disso parence adiantar, como diz o celebre Luan Santana "ninguem vai ser feliz sem ser amado". ultimamente mudei de cidade e entrei em uma nova escola,estas novas pessoas que conheci algumas sao bem populares e sao "famosos" na cidade mas mesmo assim sao pessoas simples e gente boa. mas eu nao conseguir tornar um amigo de verdade delas, e estou muito triste..... como sou muito timido eu converso muito pouco e nao tenho muitos assuntos com eles, entao nossas conversas nao passam de um OI e alguns comentarios sobre a aula e a escola.alguns deles ate me chama para sertar perto ou pra converssar no grupinho, mas tenho muita vergonha e falo muito pouco e no dia seguinte eles ja nao me dao muita confianca. alguns podem dizer: pq vc nao toma a ineciativa e va falar com quem quer ter amizade? quem disse que eu nuca fiz, mas pouco adiantou. ultimamente estou me sentindo muito so e excluido, nao sei o q falar com as pessoas e sinto que nao consigo fazer ninguem gostar de mim. estou com depresao e muito triste. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tô igual a você, só que bem pior.

      Eliminar
    2. Estou na msm situação

      Eliminar
    3. Vc tem de largar a depressao e sorrir, sorria e vera que se sente logo melhor. Depois so tem de arranjar coragem e forca de vontade e tentar falar com seus colegas sobre sua timidez, eles vao perceber de certeza.. Eu tou passando pelo mesmo, ou estava, porque agora eu vou dar "porrada" em todos que me chamarem de pessoa timida. A gente se farta ne? Tu tem de impor limites e se sentir mais a vontade, deve ser esse seu problema.. Para se sentir mais a vontade se sinta bonito e se arranje e assim voce vai ver que o mundo nao é assim tao mau quanto isso.. (;

      Eliminar
    4. Bem sou tímida também mas era bem pior na época de colégio, agora que entrei na faculdade e anos passaram ganhei experiencia e já to bem mais safa... Bem, o que vc precisa passar a ter conciencia antes de tudo é que as coisas só vão melhorar se vc tomar uma atitude e passar a ter mais iniciativa, infelizmente não ha outra forma da nossa vida mudar, nada chega de graça a gente, vc vai ter que dar duro... O que vc pode começar fazendo é em primeiro lugar dando passos pequenos, pode ser na ida ao supermercado, falar ao telefone, e mesmo com seus proprios familiares comece a puxar papo, a fazer comentarios...Com o tempo quando conseguir vencer em pequenas coisas, ai vc passa a dar passos maiores...Quando ganhar mais segurança na conversa com estranhos, ai vc passa a investir na sua turma, pq ai a chance de vc se frustrar e se retrair mais ainda é menor, então comece com estranhos pq se vc errar, vc nao precisa mais olhar para cara da pessoa se quiser. Leia mais, pesquise mais, descubra o que vc realmente gosta de fazer e passe a ter conhecimento sobre o assunto, para ter mais assunto na hora de puxar conversa.. NAO TEM OUTRO JEITO é dar a cara a tapa. ENTRE EM UM PSICOLOGO, ja que tem dinheiro, vc vai melhorar muito e não só nesse aspecto, pode ter certeza..

      Eliminar
    5. quer conhecer uma pessoa que pode te ajudar? vou escrever o nome dele. jesus cristo, ler a biblia,ore,dusca o espirito santo,seja amigo dele que muita gente vai gostar de voçer se aproximar de voçer porque quando temos o amor verdadeiro que e´ cristo as pessoas olha pra nos com outros olhos por quer o amor de cristo nos faz pessoas especias. desejo susseso.

      Eliminar
    6. Alguem me convence de que esse cara nao sou eu? :O Sou eu em pessoa ! Droga :(

      Eliminar
    7. Concordo com o ''anjo'' ai. Só que é uma droga quando vc tem dinheiro, faz varios cursos, tem Jesus no coraçao e nada adianta..:( Só falta eu ser sociavel para ser a pessoa mais legal do mundo :D (brincadeira)

      Eliminar
    8. pra vc ser mais social entre no site pua base é a soluçao da sua vida

      Eliminar
    9. Oi meu nome eh Carla, voce tem certeza que tem deus Lucas lima Ferrari? Pois a minha tia e muito religiosa ela tem o espirito santo com ela, eh ela sempre diz quem tem deus tem tudo!!! Eu ainda nao tenho deus dentro de mim preciso procurar mais ele, assim podemos conquistar tudo o que a gente quiser. Nao use sua grana para conquistar pessoas, se nao vai ter amigos só de interesse, use suas qualidades comece devagar sei lá eh só uma dica, pois eu também tenho dificuldades por conta da minha tímidez :) abraços

      Eliminar
  5. Pro último anônimo que postou ae...
    Sabe uma coisa estranha que eu descobri? Os meus relacionamentos eram iguaizinhos aos do meu pai! Meu pai nunca teve amigos, nunca sai e so fica vendo tv em casa sozinho...e eu tinha no máximo dois amigos!!! e por mais que me esforçasse, não conseguia ter um circulo social amplo!!! Acontece que copiamos inconscientemente o modo de agir dos nossos pais, com relação a dinheiro, vida social e tudo o mais... Porque ''Macaco vê, macaco faz!'' nós seres humanos não ficamos muito atrás!!! mas isso é algo muito sutil entende brou? não da pra perceber de cara! A minha sorte foi ter comprado um livro chamado ''Os segredos da mente milionária'', do T. Harv Eker. Neste livro, ele nos ensina a livrar dos padrões mentais inconscientes que herdamos de nossos pais. Segui à risca os ensinamentos do livro e hoje tenho grandes amigos que me deixam a vontade e são o máximo!!! e muitos deles!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fala as partes que você achou essenciais nesse livro pra que conseguisse fazer amigos, por favor.

      Eliminar
  6. eu tambem ...
    e muito bom ver qe eu nao sou o unico,assim me sinto melhor e menos acabando e triste...
    eu nao sei o qe dizer em uma conversa,falar de algo legal,de qe assunto falar ai fica aqele silencio qe eu odeio mas tudo qe eu penso em falar nao consigo tirar uma atençao especial da pessoa e logo vem outra qe passa perto e ja erra ela começa a falar com a outra e me deicha de lado,e nao pucha nenhun depois conversa...

    me da uma ajuda ???
    porfavor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entra na conversa e e depois fala o que vc estava conversando com a outra pessoa

      Eliminar
  7. Eu gostei muito das dicas,vou colocar em pratica

    ResponderEliminar
  8. meu problema ja nao é de nao conseguir fazer amigos mas sim de puxar assuntos quando estamos em grupo, sempre comentam q falo pouco. Aceito convites deles pra tomar uma no barzinho mas qnd nao estamos bebendo sinto uma amizade meio vazia,acredito q seja o esse fato de falar pouco.
    Se me de um conselho agradeço
    E parabéns pelo artigo me fez abrir mais a mente para esse assunto!

    ResponderEliminar
  9. Eu to igual a pessoa do 12 de outubro de 2011 22:08

    Eu ja mudei de escola e nada
    Sou muito timido
    E nao sei mais o que fazer

    Na minha sala de aula tem 32 alunos,
    18 deles sao meninos na qual eu quero fazer amizades.
    Ja vai fazer 3 anos que estou nessa escola,
    E ate agora nao fiz amizades com ninguem.
    Eu ja nao sei mais o que fazer,
    To me sentido deprimido , excluido e to ficando triste.
    Mas depois de mim ter lido esse texto eu vou tentar me esforçar mais,
    E tentar fazer amigos ,pq amigos é muito importante pra vida de uma pessoa.

    ResponderEliminar
  10. Johny Bravo,concordo plenamente com o que disse,principalmente com a frase "Porque ''Macaco vê, macaco faz!'' nós seres humanos não ficamos muito atrás!!!" é verdade,meus pais são muito "caseiros" meu pai tem amizades mais "suprefluas" se assim posso colocar não tem uma vida social ativa e minha mãe tbm não,minha irmã que é a mais "sociavel" e que " poderia" me ajudar morra em outra cidade,meu irmão tem alguns amigos mais tbm não tem uma vida social tão ativa,inconscientemente copio a conduta dos meus pais e me sinto triste como o anonimo acima por não conseguir manter relações de amizade com as pessoas,tbm sou reservada mais não tanto ,enfim obrigado pela diga do livro ,comprarei e tentaria seguir os passos ao qual ele endica o mais a risca possivel.
    Atenciosamente
    Alguém.

    ResponderEliminar
  11. As dicas são ótimas, mas fazer e ter amigos é muito complicado mesmo. Me sinto muito tímida, mas se falo que sou, ninguém acredita, não sei porque dizem que sou legal mas as pessoas fojem de mim, me sinto só e excluída, já me falaram que as pessoas tem inveja muito de mim, não acredito mas não me procuram nunca.

    ResponderEliminar
  12. Olha Gostei Do Comentario Do Anonimo Que Postou La em Cimaa Eu sou Desse Geito , As Pessoas Em Que Eu Estudo Ate Me chamao Pra Sentrar Perto Delas Mais eu Fiko Com Vergonha , E Por Mais Que eu Sente Perto delas No Outro dia Elas Nem Me Dao bola , e Quando Eu Vejo eles Na Rua Eles Fingem Que eu Nem Existo E Nem falam Oi As Vezes Tento Fazer Amizades , Mando Depoimento No Orkut E Tal Mais As Pessoas Nao Percebem Que Eu Existo E quando Uma Pessoa Manda um Recado para Mim Eu fiko muito Feliz Mais Depois Minha Feliscidade Acaba Totalmente Porque Eles DEpois Desse Recado Nem Fala Mais Com migo , Sabe Essa Pessoa Quem Eu Estou querendo Fazer Amizade Ela é simples Legal , Mais Ela Já Tem Muito Amigas
    e Acho que Nao Quer Mais amizades Eu Precizo Muito Da Ajuda De voces Por Favor Gente Se Quiser Meu orkut é tifany_friends@hotmail.com Ta O Meu é fake MAIS EU VOU FALAR COM VOCES TA ADD LA BJS (l)

    ResponderEliminar
  13. Um dos grandes segredos da interaçao social , está na capacidade de gêrar afeto (criar o desejo no outro de compartilhar ) e lidar com rejeiçao (saber agir com a nao aceitaçao do outro). dentro de um grupo qualquer,pode-se dizer, q isso acontece o tempo todo, e é o que determina o acolhimento ou exclusao de quem nao possui essa habilidade.em uma sala de aula por exemplo costuma existir o grupo dos sociáveis, o grupo dos excluídos e os sem grupo. o fato é: um repertório comportamental socialmente aceitável, é adiquirido ao longo da infância, assim como as crenças abssolutas q adotamos. exemplo: "eu sou imcapaz" ou " eu sou o centro das atençoes " ou " as pessoas são más ". o primeiro e autêntico passo para uma real mudança é identificar esses pensamentos distorcidos e consertálos. a modificaçao do pensamento, afeta consequentemente o comportamento. a criatividade flui automaticamente em uma conversa, qd um indivíduo nao fica constantimente em estado de ansiedade exagerada, devido a esses pesamentos distorcidos.A nao ser que surjam pessoas para acolher quem esta em situaçao de isolamento social, é crucial uma ajuda profissional. a interaçao social se dá por meio do comportamento, seja ele verbal ou social que é aprendido por meio de identificaçao e conserto de crenças e pensamentos distorcidos. a pessoa aprende a ter uma adequada vizao de sí. crenças e pensamentos nao distorcidos.

    ResponderEliminar
  14. Eu faço as coisas mais ou menos assim mais nao consigo fazer com que as pessoas queiram ser minhas amigas mesmo de verdade, no maximo sou sinpatica mais nao consigo ser amiga de ninguem...ninguem se apega a mim

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião, para fazer amizades, as pessoas
    precisam simplesmente ser natural, e não colocar na cabeça que ( tenho que fazer amigos ) , vc deve conversar normal, deixe as pessoas falar com vc aí sim vc tem oportunidade de fazer o começo de uma amizade, vc tem que ouvir as pessoas isso é importante, ser umilde e analisar oq as pessoas gostam e se vc gostar tbm aí já era a amizade estar feita, aaa e outra nunca seja falso!!!

    ResponderEliminar
  16. Não me ajudou em nada eu sou mto tímida com os meus amigos eu falo: mais quando vou para uma casa de praia de uma família eu fico travada não falo nada fico sozinha é chato pakas.....
    eu quero saber falar não ter nada pra falar é chato muito chato.....eu nao sei se é pq sou mto nova mais acho q nao tem nada a ver pq é na minha idade(16 anos)q costumam fazer amizades...
    me de uma resposta inteligente por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que vc deveria buscar ir mais de encontro a si mesma antes de ficar preocupada em como agradar os outros...
      Acho que a solução não esta em "como vou me interessar pelas coisas que os outros se interessam mas não a mim para que aí eu seja mais igual a eles e eles gostem mais de mim", a solução é vc trabalhar no seu proprio espirito e deixar ele maior, mais forte, mais sedutor.
      E ai vc vai conseguir fazer duas coisas:
      1- Encontrar pessoas que cultivaram seus espíritos de forma semelhante a sua e que terão uma simpatia natural por vc assim como vc a elas.
      2- Encantar as pessoas com a sua forma de ser e pensar e agir e gostar e criar e etc..
      O erro é achar que existe uma forma mais correta e verdadeira de se viver. E achar que só se será feliz indo de encontro a ela. A imitando, sendo aceita por ela.
      A posição do arrebanhado é de sofrimento.
      Na vida é necessário um pouco de coragem, força,virilidade, ousadia etc..

      Eliminar
    2. Quer saber vc quer ser minha amiga sou sincera amiga leal e também sou tímida

      Eliminar
  17. a questão principal eu acho é "o que falar", más isso é simples primeiramente vc tem que ser vc, sendo vc, vc tem seus costumes e gosto sendo assim vc deve procurar pessoas com personalidades parecidas em seu convivio social, porque desta maneira vc terá assunto para conversar.
    OBS: É importante vc sair, ler, pesquisar sobre coisas legais e interresantes( nunca se sabe quando se vai usa-las...)
    Agora, uma coisa leva a outra, seus amigos provavelmente tem outros amigos que vc não conheça e eventualmente vcs irão se encontrar tente ficar amigo(a) destas pessoas e a corrente irá seguindo...


    ASS: FMS

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito do artigo, muito interessante!!!! Já coloquei em prática o ato de convidar, agora vamos ver no que dá!!!!. Uma dúvida, eu sou dependendo da pessoa tímida. O que percebo é que por algum motivo não sou uma pessoa querida pelas pessoas que conheço, por mais que eu convide elas nem respodem, por isso, essa será minha última tentativa com essas pessoas que enviei o convite.
    Eu me dou muito bem com alguns colegas de faculdade, do trabalho mas não consigo transformá-los em amigos. Falta de convite e conversa não foi, eu realmente tentei. E agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer ser minha amiga(o) então pode confiar em mim sou sincera,leal,amiga e também sou tímida

      Eliminar
    2. Anônimo Feb 5, 2012 05:34 AM, se a resposta foi pra mim (Anônimo Jan 28, 2012 03:56 PM), agradeço a iniciativa. Mas isso é internet, não sabemos quem é quem. Mesmo assim, obrigada pela simpatia.

      Eliminar
  19. tambem tenho muita dificuldade em fazer amizades. passo a maioria do tempo sendo boazinha concordando com oq elas dizem talvez seja isso q tanto tem me atrapalhado procuro sempre agradalas e esqueço de mim mesma. me fecho dentro de mim mesma e faço com q elas ñ me conheçam por medo de ñ agralas sei la de ser rejeitada.por favor alguem ai me dem alguma dica pra sair dessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei se posso dizer que estou na mesma situação que você, mas uma atitude que melhorou minha vida, e fez com que conquistasse 3 amigos, sim apenas 3, mas amigos de verdade, foi aprender a cuidar de mim, o que sugiro é se cuidar. Como você disse no texto, que não se cuida, se começar a mudar sua atitude em relação a isso já irá fazer com que você fique mais feliz e consequentemente atraia as pessoas, procure atividades que você goste, isso funcionou bastante pra mim. No começo será dificil pelo paradigma já formado por você mesma, e não tente agradar a todos isso é impossível, se você corre atrás de mais as pessoas não dão valor. Eu te garanto que se você persistir você ira conquistar amigos como eu consegui persistindo. Muitas felicidades e que aquilo que você procura se realize.

      Eliminar
    2. eu tambem era assim, concordava com tudo, fazia de tudo pra agradar os outros, e não conseguia nada, o dia que deixei de agradar e cuidar mais de mim,e a me amar, as coisas foram mudando, o que aconteceu é que descobri que sou a pessoa mais importante no mundo pra mim, e aprendi a gostar de mim exatamente como eu sou,de mais valor a voce mesma e cuide de voce, e principalmete agrade e faça tudo o que te de prazer na vida, te faça feliz, rs ass: Rose

      Eliminar
  20. É estranho esse negócio mesmo... Eu tenho dificuldade em fazer amizades por ser insegura, parece que já vou falar com alguém achando que essa pessoa não vai gostar de mim! Minha mãe diz que as meninas não me chamam pra sair por inveja, mas...não é isso eu acho...se fosse isso, as meninas bonitas nunca teriam amigos. Sei lá o que acontece, eu só queria que alguem apontasse meus eros, pq ter amigos é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não ache logo de cara que as pessoas não vão gostar de você, porque isso é um paradigma que criamos... você cria essa "fantasia" de que tudo vai dar errado. Seja positiva, segura. É um pouco difícil que as pessoas já te achem 'ridicula' da primeira vez que falar com elas... se não rolar, não rolou, siga em frente! E NUNCA DESISTA SE ALGO DER 'ERRADO'.

      Eliminar
  21. Eu conheço varias pessoas, na faculdade no trabalho converso com todas e sou o melhor colega de algumas nestes locais, mas não consigo transformar isso em uma amizade, na segunda-feira eles sempre tem novidades, menos eu, eu falo "nossa, que legal, por que você não me chamou?", e a resposta é sempre a mesma "Ahh! esqueci!" ou "Foi de ultima hora". Não sou uma pessoa que os outros se lembrem.... realmente estou muito triste... hj é meu aniversario, recebi parabéns da minha namorada e minha mãe... vários colegas/amigos foram viajar neste feriado e eu estou aqui escrevendo esta baboseira que muitos vão ler e rir um dia... realmente isso tem tudo a ver com sucesso profissional, já está afetando meu rendimento e minha criatividade, não sinto mais vontade de fazer nada...

    ResponderEliminar
  22. Eu até tenho assuntos,falo de tudo,mas nao sei porque parece que as amizades principalmente mulheres fogem de mim,parecendo q o diabo foge da cruz!Eu tentei fazer amizade com uma prima minha que estava fora a muito tempo e ela dizia que qdo fosse sair ela me convidaria...ela sempre saiu e nunca me chamou,outras dizem que vão ligar ou Quando arrumam namorado entao,nossa nem me cumprimentam.Eu ouço bastante,sei dar opiniões,sei conversar direitinho....mas parecem que realmente nao gostam de mim.....é triste,pois gosto muito de sair e nao e nunca tenho companhia

    ResponderEliminar
  23. eu estudei em um colégio por 7 anos, tinha vários amigos tdo mundo me conhecia de manhã tava na escola e de tarde sempre tinha um luga pra sair, mas qndo fui pra um colégio maior complicou um pouco pq já tinham grupos feitos.passei um semestre inteiro sozinho, até q tomei vergonha na cara e resolvi ser como eu era de verdade acabou que tdo mundo acabou gostando de mim, só q ainda não tinha uma amizade q existisse fora do colégio, até que xamei o pvo pra ir pro cinema, hj tenho vários amigos que frequentam a minha casa e vice-versa. Não sou o mais popular da sala mas tbm não tô tão solitário como antes

    ResponderEliminar
  24. eu sou igual a todo mundo ai que se diz timido(a), ai ai, aind a bem que não é só eu, rs, achava que era a unica chata e a unica pessoa que não consegue ter amigos, então eu faço de tudo pra conseguir amizades, ouço, do atenção, olhos nos olhos, dou presentes, rssssssssssssss, mas nada disso faz alguem se apegar em mim, ou querer ficar perto de mim, sei la´meu, rsssssss, ai parei e pensei, será que sou tão chata assim........rs, agora depois de mundo analizar descobri, que me basto sozinha, rs, não tento mais agradar ninguem, só agrado a mim mesma agora, e sou timida, quieta, fechada, séria, chata e dai né, fazer o que, to adorando ter me acietado do jeito que sou, então minha melhora foi essa ter me aceitado do jeito que sou, e nao tentar mais agaradar ninguem, eu me adoro assim com essa cara fechada e sem amigos mesmo,quer dizer eu tenho alguns colegas, mas amigo verdadeiro mesmo não, adoro oces viu.

    ResponderEliminar
  25. o que eu faço ???
    na minha sala tem umas pessoas q nem falam comigo nem me conheçe e ficam falando mal de mim falam q sou mau amada e tal eu sinto q quando converso com uma pessoa e ela gostou de mim ela simplesmente nao fala nada comigo no outro dia so para os amigos dela nao pensarem q ela esta fazendo amizade com uma EXCLUIDA eu tenho uma amigona mas é so eu e ela sozinhya no mundo .
    pofavor me ajudem nao aguento mais, eu sou eu mesma mas tipo se eu falo algo eles falam q menina retardada ai um amigo deles fala a mesma coisa eles riem dela fazem palhaçada e gostam do ela diz me ajudem

    ResponderEliminar
  26. eu sou igual aos outros uso roupas descoladas xingo todo mundo xinga la n faço tarefa tiro notas baixas como todos mas ai se eu xingo eles falam nossa essa menina só sabe xingar agora se for um amigo deles eles acham normal e xingam tambem

    ResponderEliminar
  27. Olá,
    Dica de livro com orientações para ampliar relações e criar laços com as pessoas:
    "Como conquistar as pessoas", de Allan & Barbara Pease, Ed. Sextante

    Tem umas dicas bem legais de como manter uma conversa.

    Abraços

    Rodolfo

    ResponderEliminar
  28. Outra dica:
    Se você tem algum tempo disponível, seja voluntário em alguma entidade social.
    Descubra as que estão em sua cidade, vá até lá e pergunte: posso ajudar em alguma coisa?
    Você também poderá propor atividades:
    -- ensinar alguma coisa que conheça
    -- contar histórias
    -- brincar ou cuidar de crianças ou idosos,
    -- etc

    ResponderEliminar
  29. nada a ver eu queria algo mas facil pra mim pxa queria mesmo que vcs me ajudacen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regra núm 1 para se fazer amizade: fale com todas as pessoas.
      Sorria para elas e nunca esqueça o nome delas.
      Seja gentil.
      Sempre ofereça ajuda e elogie com sinceridade.

      Eliminar
  30. Já passei por esse problema. Fazer amigos não é tão difícil. Basta sair de casa, conversar com naturalidade, cultivar diversos interesses, etc. Sobre o que conversar? Aí é que está: se você for pensar nisso acaba travando. Simplesmente puxe assunto e deixe a conversa fluir naturalmente. Olhe nos olhos da outra pessoa, seja bem-humorado, sorria, elogie quando for devido. É por aí. Boa sorte pessoal!

    ResponderEliminar
  31. sou gaga e algumas dicas pra mim ficam muito dificeis de se seguir. Imagine ntão tornar-se interessante ao ponto de saber histórias pra contar? Imagino a vergonha que eu passaria gaguejando sem parar e povo perdendo interesse. Eu gaguejo mto mesmo quando estou timida nervosa até que eu anda consigo controlar isso em mim,mais quando é pra dizer algo na frente de alguem q esta olhando firmamente pra mim,para meus olhos nossa..eu me sinto mto travada insegura eu nao consigo interagir mto bem e faço o maior esforço para ficar calma e conseguir me soltar mais. E esse negocio de ir a lugares me inturmar não da pq so tenho 15 anos nao vo sair de casa por ai a fora pra tentar fazer amigos do nada !!! nao tem como ...até q se eu fosse com alguem teria mas nem sei pra onde ir, e tbm ficaria meio esquisito eu chegar DO NADA num grupo de amigos como "intrusa" só pra bater papo sendo q sou timida e se gaguejasse eles ja iam se afastar..por fim, TA UMA MERDA MINHA VIDA ! Obg pelas dicas. =)

    ResponderEliminar
  32. eu tive muitos amigos, hj nao tenho mais pq falei a todos que gostaria de mudar de vida e resolvi fazer um curso. senti muita inveja nos amgos do trabalho pq meu chefe passou a compartilhar alguns assuntos comigo sobre meu curso. hj sou excluida dentro da minha equipe, me sinto triste apesar de ter me dado bem, to aumentando minha renda, tenho conhecimento amplo . sinto que ate em casa as pessoas estao estranhas comigo , meu marido esta com ciumes de mim agora, antes nao tinha e nunca havia dito q me ama, agora fala

    ResponderEliminar
  33. Sou o mais novo dos dois irmãos que tenho,sempre admirei meu irmao mais velho(que é 9 anos mais velho que eu),ele sempre vestia preto,era meio serio,mas tambem tinha varios amigos,que gostavam das mesmas coisas que ele.Por admirar ele,eu queria crescer e ser igual a ele,então sem notar eu fui ficando serio e parei de brincar no intervalo do colegio.Vi que meus amigos nem davam mais bola para mim,e quando notei,ja estava andando com colegas ''atuando'' como se eles fossem meus amigos,para mim nao ficar sozinho,hoje estou com 12 anos e estou na 6° serie,ja tentei me agrupar com meus ex-amigos mas eles nem olham mas para mim,no recreio sempre fico sentado no refeitorio da escola sozinho,pois nao encontro nenhuma amizade,hoje em dia os jovens só querem saber de namorar,e eu nao sou assim,talvez seja por causa disso que nao faço amizade.E então até hoje eu ainda continuo fingindo que alguns colegas conhecidos são meus amigos,eles fazem piadas sem graça,falam mal dos outros e as vezes fazem piadas bagaceiras,e eu finjo que acho engraçado,mas nao aguento mais,nao quero ser um falso ''eu''.

    Se puder dar um conselho eu ficaria muito feliz,obrigado.

    eu nao sou muito bom escrevendo,mas espero que entendam.

    ResponderEliminar
  34. eu quando uso serta roupa me sinto mal me sinto magra de maiis é estranho so muito envergonhada naum consigo fazer amigos estudo de manhã i a tarde fico no computador porq naum recebo nem um convite para sair slá presizo de maiis amigos :\

    ResponderEliminar
  35. Fui humilhado durante todo o tempo na escola onde estudei, quando criança. Me sentia um lixo, o cara mais desprezado do mundo. Quando chegava a hora do intervalo, eu escolhia ficar dentro da sala, pois ninguém aceitava o que eu dizia e apenas me chamavam de pobre, magrelo, feio e coisas desse tipo. Por essas condições adversas, cresci sozinho, não me abria nem com meus pais, o que fora um erro. Não sei de onde consegui forças, na verdade hoje sei que fora em Deus, mas mesmo com todos esses problemas, consegui me formar no que sempre sonhei...hoje sou aviador!Sabe o que descobri: As pessoas hoje em dia, fazem amizades em função de conveniência e não mais igual antes, quando realmente não existia interesses ou coisas desse tipo. Aprendi a me valorizar e aceitar isso como uma doença dessa sociedade moderna, meus amigos e amigas. Feliz são os indígenas, pois no meio deles, tenho certeza q esse tipo de assunto nem é citado. Fica uma dica: Valorize-se e deixe o coração em casa para se viver aqui! Não se sinta triste ou inferior por não ser aceito...triste são aqueles que não sabem valorizar uma verdadeira amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, vc deu a volta por cima. Obrigada por suas palavras e boa sorte.

      Eliminar
    2. É exatamente isso. O Mundo se torna cada vez mais falso e frio. Tu disse tudo.

      Mais amor por favor!

      Eliminar
  36. Para:Anónimo4 de Maio de 2012 à0 18:58.Nossa para doze anos vc escreve bem.Olha rapaz não se preocupe com esses antigos colegas,se eles não se interressam por seus assuntos é porque nunca houve amizade alguma,vc precissa encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas que vc.
    Aproveite a sua adolescencia(no bom sentido)estude muito,não se preocupe com pessoas que nao te valorizam

    ResponderEliminar
  37. Anónimo16 de Fevereiro de 2013 à0 16:52.As vezes a gente tem que provar pra todo mundo que não precisa prova nada pra ninguém(Renato russo).Ande segundo a vontade de Deus, ele e materia e energia um ser cosmico que esta preente em tudo.

    ResponderEliminar
  38. Tenho uma boa aparência acho que sou legal, mais o que falta pra mim e ter assuntos legais para conversar as vezes eu sou meia sem assunto isso eh muito chato!!!! sempre que penso que fiz alguma amizade que vou ser lembrada a pessoa vem falar comigo era só para perguntar da minha Irma nunca pra saber de mim realmente detesto essa ideia de ser em 2 plano. Gostaria muito se fazer historia e de ser lembrado por amigos legais. isso gera raiva também e depressao , eu ate exclui meu face pois só um Numero pequenos de amigos curtia algumas coisas minhas parece que só por pena, ninguém nunca colocava nem um comentário isso eh muito chato. A gente acaba se sentindo muito excluído!!! Ai também percebi que algumas pessoas que sao um pouco mas tem muitas amizades isso me indigna que mundo que vivemos hj?

    ResponderEliminar
  39. É isso aí, realmente as amizades de hoje são feitas por conveniências! Quando criança era muito tímida, agora não tenho tantos problemas em me comunicar, entretanto não consigo fazer amizades verdadeiras, que são as quais eu procuro.
    As vezes penso que a culpa é minha, que sou muito exigente. Mas não quero uma amizade, que na primeira dificuldade se desfaça! Mto legais as dicas!

    ResponderEliminar
  40. a timides é orrivel mas temos q deixar de lado pois precisamos de amigos eles sao fundamentais na nossa vida mas devemos ter cuidado com algumas amizades

    ResponderEliminar
  41. Acredito que hoje isso é um problema muito comum, e acontece com várias pessoas. Infelizmente as pessoas olham a sua aparência, estilo de vida, emprego, se você tem faculdade, esse tipo de coisa que só serve para rotular se você serve ou não para um determinado círculo social, tudo interfere, redes sociais, facebook então nem se fala, é um jogando indireta pro outro, um vigiando a vida do outro, aquela invejinha chata. Tem muito também daquela questão que o santo não bateu, ou até mesmo você consegue puxar conversar com a pessoa e do nada acaba o assunto, porque pra manter o assunto sem ser sobre coisas do cotidiano, a pessoa no primeiro contato não se sente a vontade em falar da sua vida, contar coisas pessoais. Isso tem que ser conquistado dia a dia. Sempre fui uma pessoa que tive muitos conhecidos e poucos amigos, vivia em festas e não sei o porque estou afastando as pessoas de mim. Acho que com o passar do tempo eu adquiri esse dom de afastar as pessoas. Estou ficando também uma pessoa mais intolerante, eu não consigo ser falso, ou agir com aquele sorriso que agrada a todos, e muita das vezes por não aceitar o que é errado eu exponho minhas idéias e viro o chato, o certinho e o agressivo. Então as pessoas se afastam. Mas é isso aí é o meu jeito, fazer o que? Na questão da timidez, acredito que uma aula de teatro, forró, fazer academia, isso tudo ajuda você a ser uma pessoa mais desinibida e a não ficar tão travada ao conhecer uma pessoa. Infelizmente as pessoas estão cada vez mais desumanas, é triste muito desses problemas de hoje se dão por conta da nova era de tecnologia. Vejo gente que vai pra bar pra conversar mas não conseguem se desgrudar do maldito do celular no facebook. É muito difícil viu!

    ResponderEliminar
  42. Eu tou numa situação má(p.s sou pt) os meus amigos não me param de me chamarem nomes e eu já tou farto eu quero ser amigo deles e eles aproveitam-se disso (que não gosto de perder amigos) e fazem ainda pior um dia disseram 10 coisas más sobre mim (mas as outras pessoas não combinam muito bem comigo)e eu já tou faro o que devo fazer tou muito triste deprimido e zangado:( (p.s sou muito mas muito timido)

    ResponderEliminar
  43. gente o ideal em nossa vida e ser popular mais para sermos e preciso ter uma tribo em nossa volta onde todos gostem da mesma coisa a sim vc tera que buscar o conhecimento para se destacar entre eles e se tornar popular, pois a vida e uma competicao queira ou nao e uma competicao os mais forte serao os vencedores se vc pensar assim mesmo que nao seja o vencedor um segundo lugar vai te trazer uma boa recompensa pode ter certeza isto e para todos, a nossa vida e um campeonato de varias fases e temos que estar sempre lutando para ser campeao e nunca para sermos rebaixados, para os timidos e procurar fazer o que gosta da melhor maneira possivel e descobrir o seu pontos fracos e melhorar com muito treino, se e na hora de se expressar de falar em publico tem que ensaiar muito tomar a frente e dar a cara para bater so assim que vc vai perder a timides ter alto confiança,pois a mairia tem a mesma dificuldade sua e se vc tomar a iniciativa vc tera o respeito e a adimiracao dos colegas pela sua atitude, boa sorte!

    ResponderEliminar
  44. e muito dificil pra mim não tenho tantas amigas e as que eu tenho não são amigas de verdade não gostam tanto assim de mim então o que eu vou fazer é tentar fazer amigos vou tentar em primeiro devemos ser legais isso que pessoas metidas dizem devemos ser legais e fazem com que os amigos se aproximem de vc e segundo é ter esperança de que eles vão gostar de vc

    ResponderEliminar
  45. por exemplo eu imaginemos que eu sou daquelas pessoas armantes e estupidas que nimguem gosta mas que agora quer ter amigos e num consegue .. o que eu devo fazer ?
    por favor responda

    ResponderEliminar
  46. Nossa... vc falou exatamente o que eu não faço, nunca saio com ninguém. Recuso (recusava) todos os convites e aos poucos eles iam deixando de aparecer. Tenho uma amiga que conhece "meio mundo" e o que ela faz para ter tantos amigos, SAI muito (simples assim). Obrigada, vc me fez ver que alguns sacrifícios são necessários se vc quer ter uma boa rede de amizades.

    ResponderEliminar
  47. E eu tô me afastando dos poucos que tenho e sei q se eu continuar assim vou acabar perdendo.As pessoas quando me encontram só falam q estou sumida até meu ex disse que preciso dar mais valor as pessoas que gostam de mim.
    Acho q estou meio deprimida e por isso fui me afastando deles e os lugares q gostam de ir nem sempre são os q gosto aí prefiro ficar em casa.
    Sei q isso ñ é bom pra mim, pois ñ tive uma infancia normal fui criada meio q presa dentro de casa só saia com minha mãe.Minhas colegas da escolaeram poucas, mas ninguem frequentava minha casa porque minha mãe ñ queria e uma ou duas filhas da vizinha

    ResponderEliminar