O Que é Desenvolvimento Profissional?


O Desenvolvimento profissional significa o conjunto de características e conhecimento que uma pessoa tem e deseja melhorar, para que consiga evoluir na carreira e também na sua vida pessoal.

A profissão é o principal (e muitas vezes o único) rendimento da grande maioria da população, por isso qualquer melhoria das condições salariais reflecte-se na melhoria das condições de vida pessoal.

Como abrange uma grande parte da população, existem centenas de livros de auto ajuda sobre os mais variados temas, que nos podem ajudar a conseguir o desejado Desenvolvimento profissional. Existem também cursos de formação, ensino superior, conferências e muito material gratuito na Internet.

Iniciar o Desenvolvimento Profissional

Para iniciar o Desenvolvimento profissional é necessário gastar tempo nas actividades já referidas. Além disso, podemos contratar ajuda externa para fazer essa aprendizagem mais rapidamente. Podemos usar consultores e mentores no emprego, ou então estudar arduamente e praticar para melhorar continuamente as suas habilidades profissionais.

Para se iniciar nesta área é necessário ter motivação para querer evoluir e não ter medo de trabalhar. As motivações podem ser financeiras, de aprendizagem a longo termo, para ganhar estatuto e respeito profissional, ou qualquer outra motivação que entenda. Se praticar o suficiente, conseguirá atingir o Sucesso Profissional e Pessoal.

Normalmente, o Desenvolvimento profissional inclui treino formal, com cursos de formação ou académicos e também treino informal, com leitura e prática por conta própria.

Existem empresas que apostam no desenvolvimento dos seus trabalhadores e pagam este tipo de cursos para conseguirem reter e desenvolver talentos. Em Portugal, as empresas são obrigadas por lei a dar formação certificada aos seus trabalhadores.

Um exemplo de uma área de Desenvolvimento profissional é a Liderança, que ensina a gerir equipas para ganhar eficiência no trabalho, reduzindo custos e melhorando a produtividade. Só o tema da liderança tem dezenas de ramos por onde pode canalizar a aprendizagem. Negociação, apresentações, recrutamento, gestão de projectos, etc.

É praticamente infindável a lista para quem deseja ser um bom líder.

O Desenvolvimento profissional é uma excelente motivação para ter uma vida completa, de constante aprendizagem, que lhe pode proporcionar oportunidades que, de outra forma, seriam impossíveis.

4 comentários: