Como Pesquisar no Google


Seja para fins académicos ou profissionais, é importante aprendermos como fazer pesquisa na Internet, porque é uma fonte inesgotável de informação importante para praticamente todas as áreas.

O que fazer antes de começar a pesquisar na Internet

Antes de começar a fazer as pesquisas na Internet, deve considerar o seguinte:
  • A informação que procura está disponível gratuitamente?
  • Será que não é melhor pesquisar tradicionalmente, em enciclopédias ou bibliotecas?
  • Deve procurar em sites específicos do assunto que deseja, ou usa motores de busca?
  • Quais são as palavras precisas para descrever o tópico que procura?
As palavras que utiliza para pesquisar devem ser muito bem escolhidas, porque a estratégia de pesquisa na Internet é a diferença entre encontrar o que procura e ficar de mãos a abanar...

Não é por acaso que existem livros inteiros que se dedicam a explicar como fazer pesquisas avançadas nos motores de busca mais utilizados, como o google ou yahoo!

Opções de pesquisa na Internet

Existem alguns sítios on-line que permitem fazer pesquisas e que nos podem ajudar a encontrar o que desejamos.

Motores de busca

Os mais utilizados para fazer pesquisa na Internet. Permite utilizar palavras-chave para pesquisar o assunto que deseja investigar. O mais utilizado é o Google, que tem uma tecnologia de pesquisa muito avançada e por isso domina o mercado dos motores de busca.

Motores de Metadados

Estes sites permitem pesquisar em vários motores de busca em simultâneo, mostrando depois o resultado de várias formas. Útil para que não gosta de pesquisar apenas em um ou dois motores. Por exemplo, search.com

Directorias

As directorias são listas organizadas de sites, divididos por temas. Existem directorias gerais, como o Yahoo!, o Sapo.pt ou o Uol.com e depois existem centenas de directorias especializadas em determinados temas, por exemplo agricultura ou tecnologia.

Qualquer destes sites permitem fazer pesquisa na Internet e encontrar boas fontes para o seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário