Aprenda Como Escrever Bem


Escrever é uma das formas mais eficazes para transmitir informação e conhecimento. Permitiu, por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.

Se quer aprender como escrever bem, siga as próximas dicas.

Escrever com o fim à vista

A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretende escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:
  • Número de palavras
  • Tema
  • Estilo (formal, blogue, carta)
  • Pesquisas a fazer
  • Data limite para terminar

Organizar notas e rascunhos

Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocámos não sabemos bem onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.
Procure uma aplicação informática se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado.

Crie um hábito para escrever bem

Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.
Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.

Delegue o que for possível

Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou passar as notas para formato electrónico.

Concentre-se em produzir para escrever bem

Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar tudo o resto (como já vimos).
Se nos prepararmos correctamente, com organização, criando o ambiente e rituais correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

6 comentários:

  1. olha eu sei que voce nao me conhece mas esse blog e uma otima seja lá quem criou esta ferramenta fantastica de comunicaçao eu só tenho que agradecer

    ResponderEliminar
  2. BOM PRECISO DE SABER COMO CRIAR UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO DE UMA EMPRESA PRA OUTRA DE UM EX-FUNCIONÁRIO! SOU GERENTE REPRESENTANTE.. VALEUUU

    ResponderEliminar
  3. AS DICAS SÃO MARAVILHOSAS,MAS PARA PODERMOS ESCREVER MARAVILHOSAMENTE BEM É NECESSÁRIO LER E OBSERVAR BASTANTE AS COISAS SEMPRE COM MUITA ATENÇÃO. BEIJOS

    ResponderEliminar
  4. Estou gostando muito deste blog, ótimas informaçôes, recomendarei.

    ResponderEliminar