Todos nós queremos conhecer o segredo do sucesso profissional para as nossas vidas, além do sucesso familiar e sucesso em todas as outras áreas. Mas então qual é o segredo para o sucesso profissional?
Existem algumas características que nos podem ajudar a alcançar o sucesso, mas a principal é a acção. Sem acção, qualquer boa característica que tenha não serve de muito.
Das seguintes características, consegue aprender algumas na escola, outras no emprego e outras ainda da experiência da vida. Aqui ficam os segredos do sucesso profissional.
1. Falar bem em público
A capacidade de falar bem em público, seja para uma pessoa ou para centenas, é uma das mais importantes que podemos aprender.Quem domina a arte de falar em público, aparece aos olhos dos outros como uma pessoa confiante e mais atractiva, que todos gostam de acompanhar.
Com esta característica, pode vender produtos ou serviços, mas mais importante, vender ideias, defender pontos de vista e apresentar soluções.
2. Escrever bem
Saber escrever bem oferece praticamente as mesmas vantagens de saber falar em público.Consegue estruturar melhor as suas ideias e defender as suas opiniões.
É preciso dominar a gramática da sua língua e ter a capacidade de apresentar textos muito bem organizados e claros.
Os grandes gurus de uma determinada área de negócio, são pessoas que normalmente escrevem artigos para várias publicações e que também aparecem em conferências.
3. Gestão Pessoal
Outro segredo do sucesso profissional é a Gestão Pessoal. Para podermos agir correctamente, nas tarefas que criam mais valor, é necessário melhorar a nossa gestão pessoal. Organização, produtividade, disciplina e Desenvolvimento Pessoal constante, são hábitos obrigatórios para quem quer ter sucesso profissional.4. Redes de contactos
Ter uma rede de contactos é útil para angariar clientes e procurar emprego, mas é muito mais importante para criar ideias e desenvolver produtos finais interessantes. As portas de fornecedores, clientes e parceiros abrem-se e gera-se uma corrente de valor para a inovação e criatividade.5. Pensamento crítico
Existe hoje em dia muito mais informação a circular no Mundo do que existia em gerações passadas, o que torna impossível o conhecimento de todas as áreas. Por isso, a capacidade de filtrar a informação importante e relacioná-la com a informação que já conhece, é crucial para atingir o sucesso profissional e distinguir-se dos outros milhões de pessoas.6. Capacidade de decisão
Como já vimos, agir é a única forma de fazer com que as coisas aconteçam. Para podermos agir é necessário ter uma excelente capacidade de decisão baseada nos factos que dispomos num determinado momento. Não quer dizer que é necessário acertar sempre nas decisões tomadas, mas ficarmos sem agir devido a uma análise excessivamente demorada dos problemas é bastante pior.7. Matemática
Não é preciso ser genial e dominar conceitos mais avançados, como derivadas e integrais, mas ser rápido a analisar dados na sua cabeça, como juros compostos e conceitos estatísticos.Aliar esta capacidade de análise com a capacidade de decidir rapidamente, farão a diferença na sua carreira.
8. Capacidade de investigação
Como já vimos, a quantidade de informação existente numa qualquer área é demasiado grande para que uma pessoa saiba tudo sobre ela.Hoje em dia, não se espera que saiba tudo, mas espera-se que consiga encontrar rapidamente uma resposta para os problemas. Para isso, temos de saber onde procurar:
- Bibliotecas
- Jornais
- Internet
- Ler mais eficazmente
- Conhecer as pessoas que têm respostas
9. Saber relaxar
O Stress afecta a sua saúde, pode até ser de forma fatal, mas afecta também a sua performance.Quando estamos ansiosos, é mais difícil pensar, tomar decisões e socializar correctamente.
Trabalhar até cair para o lado para conseguir ser promovido ou acompanha o mercado, não é sucesso profissional, é apenas obsessão idiota.
Enfrentar os problemas da forma mais produtiva possível e da forma que gera menos Stress, é talvez o mais importante de tudo.
10. Contabilidade
O dinheiro é um factor muito importante na nossa sociedade, porque permite muitos prazeres que seriam impossíveis de outra forma.Por isso, é importante conhecer contabilidade mais simples, como finanças pessoais, para registar o que ganha e o que gasta.
É também muito importante saber quanto vale o seu tempo profissional e quanto valem as tarefas que tem de cumprir, para escolher as que lhe tragam maiores benefícios pelo mesmo tempo de trabalho.
Estas são apenas dez características importantes. Haverá mais algumas específicas para determinados objectivos e outras mais gerais para que tenha outros valores na vida para a palavra Sucesso.
Se conseguir melhorar em algumas, ou ainda melhor, em todas as características, tem quase a garantia que será bem sucedido em qualquer área, porque descobriu o segredo do sucesso profissional.
Gostaria muito de descobrir qual o segredo do sucesso profissional, desconsiderando a boa formação feita no Brasil, é fazer faculdade, pos e MBA no exterior? Como ser reconhecido no nosso mercado de trabalho? Meu marido fez Sto Inácio, engenharia no Fundão , mestrado e pos graduação na PUC, pos na UERJ , MBA na COPPEAD e é um desempregado, vivi de bicos, nunca passou de um gerente nas empresa por onde passou , como vivenciou o insucesso profissional dele, estou investindo no meu unico filho, o qual estuda em escola bilingue e pretendo que va para fora do Brasil estudar, esse é o caminho?
ResponderEliminarDe nada adianda muitos diplomas se você não tem competências pessoais, que não podem ser adquiridas em bancos escolares ou de excelentes faculdades! A valorização profissional nem sempre se dá pelos "canudos" mas sim pelo comportamento profissional de cada um, é necessário fazer a diferença dentro de uma emprresa e de uma equipe, se vc for apenas mais um, os olhos dos avaliadores não vão te ver!
ResponderEliminarmuito boa as suas dicas ,
ResponderEliminarcom certeza irei usar no meu crescimento!