Como Criar Uma Empresa


A maioria das pessoas gostava de não ter chefes nem patrões e principalmente trabalhar às horas que quer, a partir de casa e da forma que achar mais conveniente para cumprir o trabalho, sem ser obrigado a cumprir 8h por dia só porque alguém, há muitos anos atrás, achou que era o número de horas que se devia trabalhar, independentemente de ser muito em algumas ocasiões e ser pouco noutras. Para isso tudo, é necessário saber como criar uma empresa.

No entanto, não pense que é tarefa fácil e que depois de criar uma empresa só vai trabalhar 5h por semana, o mais certo é trabalhar 80...

Trabalhar por conta própria requer muito trabalho, dedicação e força de vontade. Se não tem a certeza se é mesmo isso que quer, o melhor é começar devagar e ir testando se é ou não talhado para trabalhar por conta própria.

Análise de mercado

Quando se começa uma empresa é preciso ter em atenção vários factores, tais como o tipo de negócio, os concorrentes e a rentabilidade da empresa. Para isso precisa de fazer uma pesquisa de mercado, para descobrir se existe mercado para o produto ou serviços que pretende comercializar.

Nesta fase tem de responder a questões como:
  • Existe mercado para o meu produto?
  • Existe muita concorrência neste mercado ou sou dos primeiros a comercializá-lo?
  • Quem são os meus concorrentes e o que posso fazer melhor do que eles?
  • Quanto poderei cobrar pelos meus produtos?
  • Como vou promover os meus produtos?
Quanto mais questões conseguir colocar sobre as dificuldades que vai encontrar, melhor, porque poderá depois responder e ver se pode criar uma empresa que tenha sucesso.

Plano de negócios

Após terminar a fase de análise do mercado onde pensa colocar-se, deverá desenvolver um plano de negócios, que mais não é do que um documento que assinala todos os passos que deverá dar até criar uma empresa, desta forma ajudando-o a manter-se focado em direcção aos seus objectivos.

Existem planos de negócio muito simples e existem planos de negócio extremamente elaborados. Tudo depende do tipo de negócio que pretende começar e também dos apoios que vai necessitar. Por exemplo, se quiser ter o financiamento de um banco ou de investidores, irá ter de apresentar um plano de negócios bastante detalhado para os convencer de que a sua empresa vai ser rentável. Nestes casos terá de incluir análises de mercado, plano de gestão e planos financeiros.

Registar a empresa

Após os planos desenvolvidos, é hora de começar a mexer-se. Comece por criar a empresa legalmente e perceber como funciona a legislação no seu país. Depois é tempo de tratar de detalhes, como criar um número de telefone profissional, abrir uma conta bancária e criar cartões de visita, entre muitas outras coisas que se vai lembrando à medida que forem apresentando.
A partir daqui é lançar-se à estrada e começar a trabalhar arduamente para conseguir atingir o sonho de criar uma empresa.

Criar uma empresa não é tarefa fácil. Irá trabalhar mais horas do que trabalha para os outros, irá ter mais preocupações do que trabalhando para os outros, poderá até ganhar menos do que ganha actualmente trabalhando para os outros, mas poder comandar a sua vida, não depender da vontade e humores do chefe e poder realizar os objectivos que traçou, vão certamente fazer com que valha a pena passar por todas as dificuldades para criar uma empresa de sucesso.

5 comentários:

  1. Bom dia ,
    Sem rodeio , vou comecar por siguinte. Eu ja tenho toda documentacao, tenho um pouco de capital ,tenho transporte so me falta o mercado.

    ResponderEliminar
  2. Adorei seu blog estou procurando alguns desenhos de computador para botar no meu, um dia visite.
    desenhossfama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. boa noite! sou a Domingas Teca e gostaria de ser empresária para satisfazer as minhas necessidades. estou a estudar p'ra isso e li este blog para ter ideia de como fazer uma empresa com sucesso e por acaso entendi bem. agora só falta consultar alguém que tem ou algo assim para me dizer como começar.

    ResponderEliminar
  4. oi meu nome é sara e estou fazendo um trabalho sobre como criar e fundar uma empresa e este blog me ajudou muito a compriender mais sobre o assunto. muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. olá sou Cesaltina e gostei destas informações porque estou na luta de criação de uma empresa independentemente da legislação ser diferente o mais importante são essas dicas.

    ResponderEliminar