Marketing Pessoal Para Procurar Emprego


O Marketing Pessoal é muito importante para a nossa credibilidade profissional e pode ser uma excelente ajuda quando procuramos emprego. Um bom Marketing Pessoal garante-nos vantagem sobre os restantes
candidatos num processo de recrutamento.

O processo de procurar emprego deve seguir os mesmos passos de uma campanha de marketing, sendo que o produto que se está a tentar vender é a sua mão-de-obra.

Qualquer produto, por melhor que seja, não tem sucesso se não for divulgado aos potenciais clientes.

Identificar os alvos Marketing Pessoal

A primeira coisa a identificar são os alvos aos quais vai tentar vender o seu produto. Se for um Médico, não faz muito sentido tentar vender-se como Engenheiro Informático, apenas estará a perder o seu tempo e das empresas que estão a recrutar.

É necessário responder às seguintes questões:
  • Que empresas podem estar a procurar um colaborador como eu?
  • Essas empresas pertencem todas à mesma indústria?
Com estas respostas já saberá a que tipo de empresas se poderá dirigir e fazer a venda dos seus serviços.

Procurar oportunidades no Marketing Pessoal

Depois de saber o tipo de empresas que deseja é tempo de procurar as oportunidades. Dependendo do tipo de empresas, poderá encontrar anúncios de recrutamento em locais diferentes.

Por exemplo, um anúncio para um executivo de topo estará em publicações ou sites de negócios, enquanto um anúncio para uma profissão mais simples se encontra em jornais diários de grande audiência.

Os anúncios são a forma mais normal de encontrar oportunidades, mas não significa que sejam as melhores. A sua rede de contactos pode representar oportunidades muito melhores, porque são mais direccionadas para aquilo que pretende.

Existem ainda empresas de recrutamento, que guardam o seu currículo em carteira e tentam encontrar um local para si.

Se tiver urgência no emprego, tente utilizar o máximo de canais possíveis para procurar emprego e conseguir chegar a uma entrevista.

Qualquer que seja o caso, é importante aprender como fazer um Currículo Vitae e saber como se comportar numa entrevista, para dar o passo seguinte que é contactar as empresas que dão essas oportunidades.

Com algum planeamento estratégico consegue fazer um projecto de Marketing Pessoal para procurar emprego mais rapidamente

Sem comentários:

Enviar um comentário