Para Ter Maior Sucesso Profissional:

Como Fazer Uma Apresentação de Qualidade


Um estudo revelou que os adultos conseguem estar atentos a uma apresentação no máximo 45 minutos, sendo absorvida apenas um 1/3 da informação. Por esta razão, saber como fazer uma apresentação eficaz e eficiente é muito importante.

Como a poderá obter? Sem dúvida, uma boa preparação é muito importante. Estude o tema que vai apresentar, esteja bem informado sobre os dados que disponibiliza. Caso não saiba com antecedência o público-alvo, tente saber que tipo de audiência terá e adapte a sua apresentação para um público específico.

Não decore, compreenda o que vai dizer, para que seja preciso e claro e caso façam perguntas saberá responder, podendo até prever as mesmas.

Como fazer uma apresentação interessante visualmente

Use uma apresentação visual para torná-la atraente e compreensível, como o power point. Certifique-se que o equipamento funciona evitando assim problemas técnicos, pois só atrasaram e distraem a audiência. Encare uma apresentação visual como suporte a si mesmo, por isso não leia apenas.

 Dê exemplos ou utilize metáforas para que o público fixe melhor a informação. Tenha atenção ao estilo. Utilize um tipo de letra simples, seja organizado, usando gráficos e imagens mas explicando sempre. Mas não exagere, não use detalhes e informação a mais.

No início, informe qual o objectivo da sua apresentação e pontos mais importantes, pois o público estará mais atento quando os mencionar. Se quiser dar um resumo da apresentação, faça-o depois, pois, antes, saberão o que vai dizer e não lhe prestam atenção. Olhe nos olhos, sem fixar para que não se sintam intimidados e faça-o em todas as direcções e não apenas para alguns. Tenha uma aparência cuidada sem algo que faça distrair o público, como um corte de cabelo alternativo ou uma gravata muito colorida.

Faça a apresentação de forma alegre

Não tenha um tom de voz monocórdico, falando nem muito alto, nem muito baixo, utilizando frases curtas e objectivas, sem muitos termos técnicos ou palavras "complicadas". Use gestos q.b. Não se sente, fique de pé.

A sua postura revela muito de si, da tranquilidade e confiança que transmite. Se estiver nervoso, não peça desculpa, respire fundo e continue. As pessoas querem ouvi-lo e não saber como se sente. Se houver perguntas, responda calmamente com segurança e se não souber responder admita, tentando responder mais tarde e para questões com respostas mais aprofundadas, responda no final.

No fim da apresentação faça um pequeno resumo do que disse para que o público fique ciente do que conseguiu interiorizar. Concluindo, uma apresentação deverá ser curta, clara, concisa, organizada, eficaz e eficiente. Basta isto para aprender como fazer uma apresentação com sucesso.

6 comentários:

  1. adorei as dicas muito proveitosas. Obrigado!!

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADA,vc eh D+, geralmente quando tenho q fzer apresentações na escola, fiko mto envergonhada, tento evitar isso a maioria das vezes. Mais suas palavras me encorajaram mto... bjs

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! Com certeza me ajudará muito nas minhas apresentações. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. muito bom mesmo me ajudará bastante

    ResponderEliminar
  5. adoreeeei, tenho uma apresentação da faculdade dia 18 e queria mais ajudas, pois tenhos duvidas em alguns aspectos que não me responderam com clareza.

    ResponderEliminar

O Próximo Passo: