Como Fazer Organograma de Uma Empresa

Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organigrama, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros.

Um Organograma pode ser bastante útil dentro de uma organização pois facilita as decisões relacionadas com a gestão e comunicação entre os departamentos ou membros. Um Organograma é relativamente simples de perceber, mas pode facilmente tornar-se complexo quanto maior for a empresa e a complexidade entre os vários membros que a compõe.

Se pretende saber como fazer um Organograma vejamos como o pode fazer recorrendo apenas ao Word ou a um simples programa de desenho como o Paint.

Organograma de Uma Empresa Comercial

Num Organograma, todos os membros estão dispostos em níveis hierárquicos, ou seja, quanto mais alto for o nível, maior será a importância desse membro. A ligação hierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os membros. O seguinte exemplo poderá ajuda-lo a perceber como fazer um Organograma. Organograma
Fig.1 - Exemplo de Diagrama Organizacional de uma pequena Empresa de Software

O Organograma apresentado é o Clássico ou também denominado Vertical, e é o mais utilizado devido à sua simplicidade e facilidade de leitura. Neste exemplo é bastante clara a relação entre os vários níveis. O Director surge no topo, e no nível abaixo, surgem a Administração, os Comerciais e as Operações. Neste nível, a hierarquia é idêntica, e todos eles respondem directamente ao Director. No nível mais baixo surge a Consultoria e os Designers que respondem ao Responsável de Operações que por sua vez terá de responder ao Director.

Aprender como fazer um Organograma pode vir a ser útil em termos profissionais e também academicamente.

5 comentários:

  1. Bom Conteúdo,obrigado. Pra ser perfeito, fó falta deixar as referências bibliográficas para embasar nosso estudo, isso é essencial, abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. muito simples e de facil entendimento.

    ResponderEliminar
  3. p'ra falar verdade apesar de ter um conteúdo simplificado é bem perceptivel gostei

    ResponderEliminar