Para Ter Maior Sucesso Profissional:

Como Fazer um Currículo Que Chegue às Mãos Certas


Se já viu como fazer um Curriculum Vitae com os dados importantes, saiba agora como fazer o Currículo chegar às mãos certas. Deve fazer a sua formatação correcta quando o for entregar às empresas e fazer uma carta de apresentação para introdução.

Em termos de formatação é essencial que seja um documento impresso por um processador de texto (não fazer um Currículo escrito à mão...) e impresso numa folha de papel de qualidade e com a melhor qualidade que a impressora permitir. Afinal de contas, é a sua imagem.

Use os sublinhados e os negritos para realçar os cabeçalhos, mas não use muitos tipos diferentes. Da mesma forma, mantenha apenas uma ou duas fontes, tamanhos e cores. Não faça do Currículo um obra artística, mas sim um documento formal, bem organizado e de fácil leitura. Para isso, deixe muitos espaços em branco e estruturas hierárquicas como balas e contadores.

O importante é, quando o documento estiver terminado, colocar-se na pele da pessoa que vai analisar o Currículo, que tem de olhar para dezenas ou centenas diariamente, e pense se conseguia ler o documento facilmente e se todas as ideias principais que quer transmitir estão bem explicadas.

A melhor forma de testar se o Currículo está bem feito, é pedir a outra pessoa que o leia e dê a sua opinião sobre o documento. Amigos, familiares, colegas de emprego e professores, são todos candidatos a ajudá-lo como fazer um Currículo perfeito.

Como fazer um Currículo com o tamanho certo

Aqui depende um pouco da informação relevante que tiver para dizer ao seu entrevistador. Certifique-se apenas que é o mais reduzido possível, sem perder informações importantes. Pode ser apenas uma página A4, se conseguir resumir tudo e mesmo assim o documento ficar bem legível.

Se tiver mais do que uma página, coloque números no canto inferior de cada uma delas, para identificar correctamente a ordem do documento.

De qualquer forma, evite mais do que duas páginas A4 já que irá tornar-se enfadonho para a pessoa que tiver de o analisar.

Após terminar de fazer o Currículo, prepare uma Carta de Apresentação, que tem outros objectivos e é igualmente importante.

Carta de Apresentação

Deverá sempre fazer chegar uma Carta de Apresentação juntamente com o Currículo, que explique resumidamente o que deseja atingir na sua candidatura e breve apresentação para incentivar a pessoa que está a ler, a continuar a analisar a sua candidatura e passar para o passo seguinte, que é olhar para o Currículo.

Depois deverá colocar o Currículo num envelope fechado e endereçar à pessoa responsável pela análise das candidaturas. Este ponto é muito importante, porque em empresas com uma dimensão maior, é fácil perderem-se documentos que não estejam completamente explícitos. Depois do trabalho que teve, não vai querer que o Currículo nunca chegue às mãos certas...

Se tiver dúvidas sobre a pessoa responsável, ligue para a empresa e descubra o nome da pessoa e enderece-lhe a carta directamente.

Comece por colocar um cabeçalho sublinhado que indique a vaga a que se candidata, inclusivamente se tiver visto num anúncio publicitário, faça referência ao sítio onde viu o anúncio da candidatura.

Carta de Apresentação formal

Esta Carta de Apresentação deverá ser formal dentro dos parâmetros do país onde se encontra. Procure exemplos de documentos profissionais e veja como é o estilo formal de negócios.

A Carta de Apresentação deverá ser muito resumida, no máximo poderá ter um dos lados de uma folha A4 preenchida. Deverá ainda ser educada e formatada de forma a ser de fácil leitura.
Coloque ainda a sua disponibilidade para ser entrevistado nas semanas seguintes.

Se seguir estes conselhos, conseguirá fazer um Currículo bastante completo e, mais importante, com as coisas que são importantes de serem analisadas pelas empresas que o estão a considerar para uma vaga.

Além disso, fazer uma Carta de Apresentação para acompanhar o Currículo, dar-lhe-á ainda mais vantagens sobre os outros candidatos concorrentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Próximo Passo: