Como Fazer Um Relatório


Se tem de fazer um relatório por causa do professor ou por causa do chefe, não fique de cabeça perdida, a pensar que vai ficar uma porcaria. Se trabalhar com dedicação e concentração é possível aprender como fazer um relatório escrito que lhe garanta a melhor nota ou os maiores elogios do chefe.

Como fazer um relatório passo a passo

A primeira coisa a fazer é olhar para as linhas mestras do que é pretendido e ter a certeza absoluta que compreende o que lhe é pedido. Se não compreender totalmente o que tem de fazer no relatório, tire todas as dúvidas que tenha. Por um lado demonstrará empenhamento e também o ajudará a ter uma ideia clara de como fazer um relatório excelente.

O passo seguinte é ler o material sobre o qual vai fazer o relatório. Seja um livro, um capítulo, um site, outro relatório, não interessa. É necessário ler uma ou duas vezes e ir tirando notas à medida que avança da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre apagar as que estiverem a mais.

Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a história e os pormenores importantes, como factos históricos relevantes. Vá fazendo o relatório dividido por parágrafos para que fique com um aspecto mais limpo.

Faça uma limpeza geral e imprima o relatório final. Se tiver mais do que 4 ou 5 páginas, faça o encadernamento do relatório para ficar mais bonito e profissional.

Se for um relatório pequeno, basta agrafar no topo esquerdo para que não se percam páginas.

É obrigatório fazer um título simples para a primeira página. Tem de ter o título do relatório e a sua identificação (nome, turma, departamento).

Se for um relatório com muitas fontes de informação, faça uma bibliografia, para demonstrar as fontes de onde retirou a informação.

Outro aspecto importante num relatório é utilizar as fontes normais, para manter o relatório limpo de bonecos, caracteres estranhos e cores esquisitas. Deixe bastante espaço em branco para dar um ar mais limpo ao relatório.

Relativamente à informação que vai estar no relatório, não existe forma de explicar como fazer. Tem de meter mãos à obra e dedicar-se a fazer um excelente trabalho para fazer um bom relatório.

45 comentários:

  1. adorei!!!
    vai me ajudar muito agora!

    ResponderEliminar
  2. Não me ajudou muito, mas valeu.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelas dicas!
    me instruiu bastante.

    ResponderEliminar
  4. obrigado pela a orientação eu adorei beijo ass joseido

    ResponderEliminar
  5. Isto são apenas as ideias base de um relatório. Tente colocar por parâmetros os vários tópicos que um relatório abrange, tais como introdução, desenvolvimento, conclusão, etc. Cumprimentos, bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  6. relatorio da infusao das folhas com a agua no laboratorio
    peco por favor pouco tempo

    ResponderEliminar
  7. estou terminando o cursos pedagogia epsicopedagogia, sou do interior e acesso ha internete e dificil, tenho dois relatorio para intregar ,ta dificil e a monografia,obrigado thau.

    ResponderEliminar
  8. Vai acrescentar e muito.
    Valeu as dicas.

    ResponderEliminar
  9. valeu pela dica, obrigada!

    ResponderEliminar
  10. legal... mais achei um pouco vago...^^

    ResponderEliminar
  11. vlw mesmo pelas dicas amei
    fiz uma prova do ifrn mais nao gostei muito agora eu acho q vai dar tudo certo 2011...

    ResponderEliminar
  12. Gostei das dicas, mas preciso de um que me dê informações para melhorar o relatório profissional, voltado pra área financeira, as dicas acima me pareceu meio específico para trabalhos escolares. Tem alguma dica para esta área?

    ResponderEliminar
  13. muito obrigado pelas dicas, mais quero algo voltado para o profissionalismo.

    ResponderEliminar
  14. amei muito brigado ppor me ajudar a fazer meu relatorio

    ResponderEliminar
  15. obg me ajudou bastante!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. VALEW PELA DICA FOI DE GRADE ULTILIDADE

    ResponderEliminar
  17. foi bom esta dica. vou levar em conta. valeu

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito mas presiso de um relatório mais reduzido como; participantes, motivo, por ordem pois é por observaçao de um atendimento num estagio de assistente social! se poder me ajudar ficarei grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. janaina tambem estou precisando desta ajuda num estágio de assstente social.

      Eliminar
    2. gostei do das dicas, pois estou em estágio de serviço social pode nos ajudar?

      Eliminar
  19. Achei bastante relevante os pontos que você aborda para criação de um relatório, entretanto, ainda não dá passos mais detalhados de como o texto deve fluir, etapas, seções e elementos essenciais que não podem faltar em um relatório.
    Mas, muitíssimo obrigado, de verdade.

    ResponderEliminar
  20. Ainda ñ entendi como faz um relátório

    ResponderEliminar
  21. muito bom ,estas dicas

    ResponderEliminar
  22. preciso aunda de mais informações

    ResponderEliminar
  23. achei essas dicas muito legal

    ResponderEliminar
  24. tambem amei vou melhorar nos meus relatorios profissionais

    ResponderEliminar
  25. Muito bom meus parabéns.

    ResponderEliminar