Como Melhorar a Autodisciplina


Muita gente considera a disciplina uma coisa má, que se traduz em falta de liberdade para fazermos aquilo que queremos, quando queremos. No entanto, é exactamente ao contrário, porque os indisciplinados são escravos dos seus próprios sentimentos, o que faz com que não tenham tempo para as coisas importantes da vida.

Por exemplo, se quiser aprender a tocar viola, tem de ser disciplinado e treinar regularmente até atingir o nível que deseja. Se for indisciplinado e só treinar quando lhe apetecer, então nunca vai aprender a tocar da forma como gostaria.

A autodisciplina é conseguir disciplinarmo-nos a nós próprios, sem influências exteriores. Fazer aquilo que tem de ser feito, independentemente de nos apetecer ou não.

As vantagens deste esforço permitem, por exemplo:
  • Trabalhar num projecto após o entusiasmo inicial
  • Ir treinar ao ginásio quando só apetece ficar deitado no sofá
  • Acordar cedo
  • Limitar o consumo de emails

Como alcançar a autodisciplina

Autoconhecimento

Para decidirmos correctamente nas acções diárias, precisamos de ter bem definido os objectivos para as nossas vidas. Por isso, é necessário reflectir e identificar os objectivos que queremos atingir. Escreva os objectivos num papel para que fiquem registados.

Determinação para a autodisciplina

A melhor forma de se manter determinado é marcar as tarefas que tem de fazer para atingir os objectivos. Arranje um calendário e marque as horas para fazer o que tem de ser feito e depois cumpra, sem falhar esse compromisso consigo mesmo.

Coragem para ter autodisciplina

Fazermos todas as tarefas importantes não vai ser fácil. Os seus sentimentos e vontades vão fazer tudo para o manter afastado do trabalho e perto do ócio.

Principalmente ao início, é necessário ter coragem para aguentar o impacto que o desenvolvimento da autodisciplina vai ter na sua vida. Depois, com as pequenas vitórias que começam a aparecer, irá ser mais fácil porque já conhece as vantagens de ser corajoso e auto disciplinado.

Auto motivação para a autodisciplina

Se for bem feito, falar consigo mesmo pode trazer muitas vantagens. Encoraje-se e motive-se quando estiver perante um obstáculo difícil pela frente. Não desista.

Cumpra este pontos estratégicos e veja em si mesmo os benefícios que a autodisciplina lhe irá trazer no Futuro.

4 comentários:

  1. Adorei,este texto me motivou mais ainda para a minha autodisciplina.

    ResponderEliminar
  2. eu gostei muito desse site vai me ajudar muito na minha vida

    ResponderEliminar
  3. Como diz a frase: " A distância entre o sonho e a realidade, chama-se disciplina". (autor desconhecido)

    ResponderEliminar
  4. Sempre tive dificuldade na minha autodisciplina,esse texto mudou a minha vida.

    ResponderEliminar