Os Passos Certos Para Entrevistas de Emprego de Sucesso


Saber estar preparado para uma entrevista de emprego é fundamental para podermos sobreviver num mercado cada vez mais global e competitivo. Quando concorre entre dezenas de candidatos para a mesma vaga, é necessário que esteja bem preparado para conseguir convencer o seu entrevistador que é a pessoa certa para o cargo.

Existem vários passos importantes antes de chegar à entrevista de emprego, entre eles encontram-se:
  • Aprender como fazer um currículo vitae
  • Aprender como fazer uma carta de apresentação
  • Procurar as melhores oportunidades de emprego
No entanto a entrevista é o passo final e o mais importante e é nele que tudo se decide. Embora não existam garantias de entrevistas de sucesso, pode seguir alguns conselhos para se preparar melhor numa entrevista de selecção.

Objectivo das entrevistas: Conseguir uma proposta

O objectivo final de uma entrevista de emprego é conseguir receber uma oferta por parte da empresa.
Mesmo quando analisar, durante a entrevista de selecção, que talvez não seja naquela empresa que deseja trabalhar, continue a manter o nível de empenhamento em conseguir um bom resultado final. A oferta poderá sempre ser recusada no final.

Pelo contrário, uma má entrevista de trabalho irá comprometer seriamente a sua posição e dificilmente conseguirá uma segunda oportunidade, quando existem dezenas de candidatos lá fora à espera.
Vamos agora cobrir os passos necessários da sua parte para alcançar o maior sucesso possível nas entrevistas de emprego a que se decidir candidatar.
Esses passos incluem:
  • Investigar a empresa
  • Treinar a sua prestação
  • Planear o discurso para as fraquezas
  • Preparação para perguntas comportamentais
  • Apresentação
  • Chegada a horas à entrevista
  • Cumprimentos e apresentações iniciais
  • O que não fazer na entrevista
  • Fecho da entrevista

Procurar informações sobre a empresa

Depois de decidir que quer candidatar-se a uma determinada empresa, vá à Internet e pesquise o máximo de informações possíveis sobre a empresa a que se candidata e, ainda melhor, sobre o seu entrevistador.
Os entrevistadores ficam impressionados quando surge um candidato que conhece a empresa, a receitas da empresa, acompanha as notícias públicas de empresa, conhece o historial dos executivos e outras informações relevantes sobre a indústria.

Sendo todas as condições de dois candidatos exactamente iguais (salários pedidos, entrevista boa, etc) a empresa escolherá sempre aquele que tiver maior experiência, porque é o que à partida garante mais sucesso.

Se a sua experiência profissional for relevante para a função e para a indústria, já sabe que tem aí um ponto fortíssimo.

Praticar para a entrevista de emprego

Como em praticamente tudo na vida, o treino e a prática fazem a perfeição. É assim para atletas profissionais, para os melhores profissionais e para os artistas, por isso também será para si.
Pratique a entrevista em sua casa, visualizando as perguntas e as respostas correctas que deverá dar. Imagine a entrevista a correr muito bem, consigo mostrando muita confiança e conseguindo levar a sua imagem positiva até ao final.

Quanto mais praticar, menos nervoso e ansioso se mostrará ao seu entrevistador, por isso ficará com maiores probabilidades de deixar uma boa imagem sua e das suas capacidades.

Uma das formas mais utilizadas é praticar em frente a um espelho, sozinho, para praticar o tom de voz e os gestos, enquanto pratica também o argumento a utilizar para as questões que poderá encontrar.
Outra possibilidade é pedir ajuda a um amigo seu, para que este faça as questões difíceis para que você consiga ter as respostas na ponta da língua.

Conhecer os pontos fortes e fracos

Pense em perguntas relacionadas com a sua visão do futuro da carreira, da sua situação mais difícil enquanto trabalhador, o seu emprego preferido, o tipo de pessoas com que gosta de trabalhar e por aí adiante.

Gaste algumas horas a pensar sobre estas perguntas típicas de entrevistas, porque servirão para as suas próximas entrevistas de trabalho. O melhor é escrever as respostas para não se esquecer passados alguns dias.

Assim é menos provável que responda de uma forma que não queria a uma pergunta de selecção, só porque não conseguiu antecipar essa pergunta e não estava preparado com uma resposta à altura. As respostas dadas no momento, sem pensar, podem sair da forma contrária à que queremos.

As empresas têm perguntas de entrevista que são autênticas armadilhas e os menos preparados caem sempre nesses truques. Por isso, prepare-se muito bem porque encontrar um emprego de que se gosta é muito gratificante e não quer deixar passar essa oportunidade só porque não lhe apeteceu perder muito tempo a preparar a entrevista de trabalho.

Algumas perguntas típicas sobre o comportamento dos candidatos, incluem:
  • Como resolve conflitos com colegas, subordinados ou chefes.
  • Quando demonstrou iniciativa no passado.
  • O que fez quando um cliente se mostrou zangado consigo ou com a sua empresa.
  • Como reage ao incumprimento de um prazo.

Apresentação nas entrevistas de emprego

Uma das perguntas que deve fazer sempre, e quase nunca se faz, é saber qual é o código de vestuário para a entrevista, para não aparecer deslocado do ambiente da empresa.
No caso de não conseguir saber esta informação, é sempre preferível vestir-se mais formal do que o contrário. Apenas se souber que a empresa tem um código de conduta totalmente informal é que pode deixar de ir com um vestuário profissional.

Garanta também que tem os pormenores mais básicos bem cuidados, como é o caso do cabelo, das unhas, da barba, etc.
Se é fumador ou bebe café tenha também atenção ao seu hálito. Escove os dentes antes da entrevista ou, pelo menos, mastigue uma pastilha antes de chegar ao local da entrevista. A pastilha tem de sair fora antes de entrar nas instalações da empresa.

Não abuse no perfume, para que não distraia o entrevistador com um cheiro demasiado forte. Coloque apenas o suficiente para que consiga ser detectado quando alguém se aproxima bastante de si, como é o caso dos cumprimentos iniciais.
Apresente uma postura correcta, com a cabeça bem erguida, com as costas bem direitas, um sorriso natural e uma aparência relaxada.
Lembre-se de uma altura em que esteve particularmente confiante e use essa postura para todas as entrevistas de emprego.

Conhecer o entrevistador das entrevistas

No dia marcado para a entrevista deve chegar 5 a 10 minutos antes, porque existem entrevistadores que pesam o facto do candidato chegar atrasado para essa reunião. Da mesma forma, chegar mais de 10 minutos antes da hora e cria uma pressão para o entrevistador se despachar para poder falar consigo.O ideal é chegar cerca de 20 minutos à empresa, para poder estacionar o carro com calma ou apanhar os transportes públicos e precaver qualquer atraso, depois espere um pouco fora da empresa e apresente-se 5 minutos antes de começar.

Se por algum motivo não conseguir chegar a horas, avise assim que possível o seu entrevistador, porque senão terá uma avaliação muito negativa por parte dele.

Cumprimentos iniciais

Quando for apresentado à pessoa que o vai entrevistar, diga o seu primeiro e último nome, mantenha o contacto visual e espera que seja ele a iniciar os cumprimentos. No aperto de mãos tente aplicar a mesma pressão do seu entrevistador, não tente fugir com as mãos rapidamente nem tente apertar demais para não ficar numa situação desconfortável.

No final dos cumprimentos não se esqueça de sorrir o mais naturalmente possível.

Postura

A nossa linguagem corporal diz muito acerca de nós nas entrevistas, por isso sente-se direito e mantenha o contacto visual com o seu entrevistador, durante o tempo que eles está a falar e durante o tempo em que você está a falar.

É necessário também mostrar energia até ao final da entrevista, mesmo que esta esteja a durar algumas horas, porque as empresas desejam recrutar pessoas com elevados níveis de energia e de com muita vontade de concretizar os projectos.

O ideal será conseguir estar no mesmo nível de energia do seu interlocutor, para se identificar mais com ele, mas não deixe de ser você próprio. Por exemplo, se ele começar a utilizar uma linguagem mais informal ou mesmo calão, não deixe de manter o profissionalismo e uma linguagem mais cuidada.
Se levar um caderno de apontamentos parar tirar notas também mostra que está interessado na oportunidade e que presta atenção a todos os detalhes.

Perguntas a fazer

No início da entrevista deve perguntar ao entrevistados quais são os principais desafios do cargo que estão a candidatar. Anote a resposta do entrevistador e descubra como é que as suas qualificações podem ajudar a ultrapassar esses desafios.
Esta pergunta na entrevista servirá para que identifique quais são as funções que deve focar-se e pelas quais será mais avaliado. Deve ser preocupar-se em saber como é que pode ajudar a empresa e não naquilo que a empresa pode fazer por si, o que é normalmente um erro dos candidatos nas entrevistas de selecção.

Pergunte directamente onde é que poderá contribuir para os objectivos da empresa e onde se poderá encaixar melhor, numa equipa ou num projecto?

Tópicos proibidos

O dinheiro é um dos factores mais importantes num emprego (para muitos, o mais importante de todos), mas nunca traga esse assunto para a primeira entrevista.
Deixe que seja o entrevistador a trazer esse assunto para a mesa de negociações, porque significa que já está a considerar fazer-lhe uma oferta.

Se lhe perguntarem quanto ganha no emprego actual, não minta e deixe bem claro que falar em dinheiro é prematuro e que gostaria de analisar a proposta toda em conjunto. Mostre confiança num acordo se houver interesse das duas partes.
Se desejar salientar algum aspecto das suas capacidades enquanto profissional, como por exemplo que trabalha durante várias horas seguidas, não o faça de forma a passar uma imagem negativa. Não refira que costuma fazer horas extraordinárias, porque a empresa irá associar as horas extraordinárias a uma coisa negativa. Opte por dizer que está disposto a levar o trabalho até ao fim, sempre que se justificar.

Fecho da entrevista

Existem duas questões importantes que deverão ser feitas no final das entrevistas de selecção e devem ser feitas ao entrevistador.

Habilitações para o emprego

É importante perguntar ao entrevistador se ele vê alguns pontos em que necessite de maior esclarecimento, porque é a última oportunidade que tem para poder deixar tudo bem claro.

Passos seguintes

Demonstre que está muito interessado no emprego, perguntando qual é o passo seguinte. Mesmo que tenha algumas reservas relativamente à proposta de emprego, nesta altura o importante é mostrar a sua motivação para ser o funcionário da empresa.

Diga mesmo que ficou muito interessado em ouvir uma proposta, porque o entrevistador pode não ter apanhado esse interesse apenas baseado no seu comportamento.

Nos dias seguintes à entrevista de emprego

Nas 24 horas seguintes, envie um e-mail à pessoa que o entrevistou, agradecendo a oportunidade que teve em mostrar as suas habilitações e ser considerado para o posto.

Agradeça ao entrevistador pelo tempo dispensado e reforce o seu interesse no cargo que deseja desempenhar, aproveitando para realçar uma determinada característica sua que seja fundamental para resolver os problemas que identificou como sendo mais importantes para o entrevistador e para a empresa.
Seguindo todos estes conselhos, saberá melhor como agir numa entrevista de emprego que pode garantir as funções que sempre desejou para si.

2 comentários: