A Vida é Feita de Escolhas e Decisões
A vida é como uma estrada: pode ser mais longa ou mais curta, mais fácil ou mais difícil, cheia de curvas ou mais em linha recta.
Ao longo da nossa vida, vários são os caminhos que se cruzam connosco, várias são as decisões que temos de tomar e insertos são os desvios que surgem sem aviso; há jornadas que nos proporcionam uma vida mais feliz, e outras que nos trazem uma certa solidão e tristeza.
Dito isto, o que é nos garante que, durante a nossa caminhada, tomamos as decisões mais acertadas? Que garantia é que temos? Como escolhemos a opção “certa”? E será que nos podemos arrepender?
Uma coisa é certa: Garantias… Não há; porém, se não aceitarmos percorrer um determinado caminho, nunca saberemos onde nos poderá levar.
Nós somos todos diferentes, pensamos e actuamos de maneiras diferentes: nem sempre agir da forma que consideramos correcta provoca o resultado pretendido; amar uma pessoa não assegura a reciprocidade do sentimento; ganhar uma fortuna não garante uma vida feliz; sair de um emprego não quer dizer que não vai aparecer outro ainda melhor; no fundo, há demasiadas variáveis impossíveis de controlar.
Contudo há outras que dependem, exclusivamente de nós:
Arrisque, Decida
Se não agarrar as rédeas que comandam a sua vida, se não tomar decisões; nunca poderá saber se esse caminho era o “certo” ou o “errado”. Cada decisão abre uma nova janela para uma nova oportunidade – Seja corajoso, arrisque, decida.
Reúna o máximo de informação possível
Não poderá tomar uma boa decisão com dados insuficientes.
Faça perguntas
O quê, quem, quando, onde e porquê. Analise a situação através de várias perspectivas.
Crie opções, Seja criativo
Considera várias opções, da mais simples à mais complexa, às vezes, a ideia mais descabida pode revelar-se a mais adequada.
Avalie os prós e os contras
Observe as vantagens e as desvantagens de cada opção. Desta forma, terá uma maior noção das prováveis consequências.
Confie em si e toma a decisão
Agora, que olhou para as suas opções, é tempo de confiar em si próprio. Por isso… escolha… decida… acredite que está a escolher a melhor opção, naquele momento.
Uma vez decisão tomada
Assuma as consequências, quaisquer que elas sejam. Podem ser boas ou menos boas, complicadas ou simples, mas o importante é que escolheu ser UM PARTICIPANTE ACTIVO NA SUA VIDA, em vez de ser um simples espectador.
Não lamente o resultado
Aprenda e recorde-se que pode sempre tomar melhores decisões no futuro.
Além disso, pode perfeitamente ter sido a melhor decisão que tomou na sua vida!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário