Como Fazer Um Artigo


Se quer aprender como fazer um artigo de qualidade, único e que se destaque dos outros artigos, que de certeza existem sobre o mesmo assunto, conheça algumas dicas sobre a forma de o tornar interessante.
Existem milhões de artigos na Internet, mesmo dentro do mesmo tópico, alguns apelam para um público com determinadas características, enquanto outros artigos interessam mais a pessoas que se interessam pelo mesmo tópico mas com abordagens diferentes.

Da mesma forma que existem vários restaurantes para nos alimentarmos, porque precisamos de comer e por vezes gostamos de o fazer fora de casa, mas há quem vá a restaurantes italianos e quem vá a restaurantes indianos, por gostos gastronómicos diferentes, embora o tópico seja sempre a comida.
Em relação aos artigos, mesmo que seja brilhante haverá sempre pessoas que não o irão ler, da mesma forma que há artigos péssimos que têm leitores. Por isso, esforce-se por escrever bem, mas não fique obcecado por isso.

Aqui ficam algumas formas de captar a atenção dos leitores para o seu artigo de qualidade.

Como fazer o título de um artigo

O título é a primeira (e por vezes a única) coisa que os seus leitores lêem, por isso tem de perder algum tempo a criar uma frase que seja o catalisador para continuarem a ler. Deverá ter o assunto de forma explícita, embora possa depois utilizar alguns truques para atrair os leitores.

Uma das formas que normalmente funcionam bem é fazer perguntas do tipo: "Está a poupar electricidade suficiente?". Este tipo de título, por exemplo, indica que o artigo será sobre energia eléctrica e utiliza uma questão que faz o leitor pensar "Será que estou a poupar electricidade suficiente? É melhor ler o artigo para ver se estou a fazer as coisas correctas, ou aprender novas formas de poupar."

Como fazer um sumário criativo

Em certas ocasiões necessita de fazer um sumário do artigo que escreveu. Por exemplo, quando submete o artigo em sites sociais é necessário colocar um sumário que aparecerá aos utilizadores do site e é através desse sumário (e do título) que eles decidirão se o seu artigo vale a pena ou não.

Não coloque o primeiro parágrafo na descrição do artigo, porque os leitores irão dar-se conta disso e poderão não gostar da repetição.

Como fazer um artigo pessoal

Uma das formas de tornar os artigos mais interessantes é escrever como se estivesse frente a frente com o leitor. Para isso, não deve usar linguagem mais complicada que possa afastar muitos leitores e tentar criar um ambiente mais pessoal.

Oferecer algo no artigo

Todos gostamos de ofertas, por isso caso se enquadre no artigo, ofereça algo aos leitores. Pode ser um livro electrónico, um software gratuito ou apenas uma lista de dicas sobre o assunto que está a escrever.
O mais importante é não escrever de forma que não seja natural para si.

Se for uma pessoa de linguagem simples no dia a dia, não tente criar uma linguagem formal no artigo, porque o leitor irá notar que é forçado. Use estas dicas para escrever um artigo e no final releia-o, vendo se o que escreveu faz sentido e é claro para quem o esteja a ler pela primeira vez.

11 comentários:

  1. Muito bom seu artigo, informativo e importante suas dicas.

    ResponderEliminar
  2. Ótimo, gostei muito, parabéns!!!!
    Ana Felix 02/10/2011

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do modo como tu colocou as informações.

    ResponderEliminar
  4. Para quem está iniciando com esse gênero,está muito claro suas explanações..parabéns

    ResponderEliminar
  5. vou tentar aplicar isso obrigada

    ResponderEliminar
  6. Muito bom.Fornece informacoes importantes para quem esta interessado em escrever um artigo.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom.. Vo fazer meu primeiro artigo
    Mayara Araujo

    ResponderEliminar
  8. Realmente Espero Que Isto Me Ajude. Estou um Tanto Perdida em Relação a Elaboração do Meu. Mas Mesmo Assim, Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, preciso fazer um artigo para amanha. Obrigada!

    ResponderEliminar