Como Dormir Bem e Aumentar a Produtividade


Todos gostaríamos de poder dormir bem durante mais horas, mas o estilo de vida que praticamos actualmente faz com que seja praticamente impossível. No entanto, dormir bem é uma excelente forma de aumentar a sua produtividade no trabalho.

Em vez de tentarmos dormir mais, podemos tentar dormir melhor durante as horas de descanso. Existem formas de melhorarmos o nosso sono. Aqui ficam quatro dessas ideias para conseguirmos dormir melhor.

Durma com o quarto totalmente escuro

Desde a pré-história, os nossos corpos estão adaptados para dormirem na escuridão total. Mesmo uma luz muito suave, como uma vela ou um pequeno candeeiro são suficientes para piorar a qualidade do nosso sono.

É também benéfico reduzir a nossa exposição a luz nas horas anteriores a irmos para a cama dormir. Isto irá abrandar o nosso corpo, da mesma forma que o pôr-do-sol fazia há milhares de anos atrás.

Crie um ambiente tranquilo para dormir bem

Além da importância da escuridão total, já referida anteriormente, existem truques para melhorar o ambiente de descanso.

Diminua o barulho, o que significa desligar a televisão ou o radio. Se viver num sítio com muito barulho procure uma forma de disfarçar esse som, ligando por exemplo uma ventoinha ou então sons naturais com ondas ou chuva.

As ventoinhas permitem também a circulação de ar, que faz com que o ambiente fique mais arejado. As condições para um sono perfeito são: ligeiramente fresco e bem ventilado.

Os equipamentos eléctricos podem prejudicar bastante o sono, devido à radiação electromagnética que produzem e afectam o nosso cérebro. Se tem problemas a dormir e não sabe porque, experimente tirar os aparelhos eléctricos do quarto: TV, telemóvel, alarmes eléctricos, etc.

Elimine os estimulantes

Um café pode alterar a qualidade do seu sono ate 12h antes de irmos dormir. Se é daqueles que precisa de café para se manter acordado, assegure-se que não beber após as horas de almoço.

A nicotina encontrada no tabaco é outro estimulante que prejudica o sono e não deixa dormir bem.

O álcool é outro elemento que prejudica bastante o sono apesar de não ser um estimulante. O álcool é diurético, o que significa que aumenta as chances de ficar desidratado durante a noite. Como o sono é para restabelecer energias isto significa que não conseguira a melhor recuperação possível

Tenha exposição solar e faça exercício físico

Como já foi referido, os nossos corpos são sensíveis à luz e à escuridão. O nosso corpo reage à intensidade da luz libertando cortisol, que é uma hormona libertada em resposta ao stress.

A luz ajuda a despertar o nosso corpo, por isso é que devemos abrir as janelas de manhã ou pelo menos acender as luzes.

Durante o dia necessitamos de exposição solar, pelo menos 10 minutos para termos a dose de vitamina D.
O exercício físico é bom para tudo, e como não podia deixar de ser também para dormir melhor. O exercício físico faz melhor de manha ou à tarde, mas se for feito no final do dia, pode actuar como estimulante para o corpo e assim prejudica um sono eficaz.

Antes de dormir pode fazer alguns alongamentos, mas sempre de forma a que não aumente a temperatura corporal

Aqui ficaram algumas formas de melhorar o sono, para conseguir dormir bem, o que traduzira numa melhor saúde de forma geral

3 comentários: