Como Criar Relacionamentos Eficazes

Os relacionamentos – de vários tipos e a vários níveis - são muitas vezes vistos como realidades muito delicadas e também exigentes; além de, normalmente, exigirem um certo esforço para se tornarem duradouros.

Contudo, apesar das adversidades que possam surgir, as relações também podem proporcionar segurança, compromissos e longevidade. Criar uma relação efectiva e duradoura é importante, por diversas razões.

Por exemplo, numa organização, o bem-estar (o sucesso) de um determinado grupo de trabalho depende da forma como interagem os seus membros; ou seja, depende da eficiência e da eficácia com que atingem os objectivos pretendidos – uma organização ineficaz e pouco produtiva acaba por perder a sua competitividade.

Além disso, a sociedade está organizada através de redes de relacionamentos; e seria muito gratificante se todas as partes “trabalhassem” no sentido de se atingir um bem comum – como por exemplo, uma Boa Qualidade de Vida para Todos.

A existência de relacionamentos positivos, que manifestem cooperação e respeito, pode determinar que uma sociedade seja melhor, mais justa e mais equilibrada – o que nem sempre acontece, infelizmente.

Assim, depende de cada um de nós tentar mudar um pouco as coisas e começar a construir relações cada vez mais genuínas e duradouras.

Para isso é fundamental compreender a posição, os sentimentos, as ideias dos outros. Oiça o que os outros têm a dizer. Fale livremente sobre o que pensa e o que sente. Respeite o diálogo e coopere - o respeito é o alicerce principal para uma verdadeira relação.

Outro critério primordial, para um relacionamento eficiente e eficaz, passa por aprender a lidar com as diferenças dos outros. Somos todos diferentes e isso torna as relações muito interessantes, pois existem sempre perspectivas distintas. Escute sem julgar e sem formar juízos de valor; compreenda as necessidades de todas as partes.

Crie oportunidades para Discussões Informais. Geralmente, são bastante positivas para as partes envolvidas, pois os temas e as preocupações são abordados sem constrangimentos, proporcionando, assim, um ambiente equilibrado para se falar abertamente.

Não deve ficar nada por dizer, para não se criarem constrangimentos desnecessários que poderão afectar o resultado pretendido.

Os relacionamentos são importantes para qualquer pessoa. Seja pró-activo, frontal, disponível e verdadeiro para conseguir melhorar o seu relacionamento com os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário