O Poder da Inovação


Inovar é um talento que todos têm, embora algumas pessoas não acreditem. De certeza que já ficou maravilhado com a criatividade de alguém e a pensar no quanto gostaria de ter esse talento; e se na verdade você for mesmo criativo e inovador, acredita?

Apenas precisará de um pouco de tempo. Todos nós nascemos criativos. No Jardim-de-infância, os lápis de cera não são usados só pelas crianças que aparentam ter algum potencial, são usados por todas as crianças; porque na verdade Todos nós nascemos com potencial.

Lembra-se de quanto tempo demorou para aprender a andar de bicicleta? Ou para aprender a nadar? E será que nunca cometeu o mesmo erro duas vezes?

Com a inovação é a mesma coisa, é necessário tempo e muita prática, depois, depois é algo que nunca mais esquecemos.

Assim e para que consiga aprender a “andar de inovação”, seguem algumas dicas:

Não dê demasiada atenção aos comentários de terceiros. Não se deixe influenciar com argumentos negativos. Siga a sua intuição. Se tem uma ideia original, escreva tudo o que vier à cabeça sobre essa ideia; acredite nela e em si.
Dedique algum tempo a isso. Crie uma certa disciplina, tenha o seu objectivo sempre em mente.

Faça exercício. Dê passeios, corra, nade, ande. O exercício limpa e relaxa a sua mente, permitindo que a qualquer momento surja qualquer coisa.

Escreva sobre os seus sonhos. Tenha sempre um caderno de apontamentos junto à cama, anote tudo o que sonha; algumas coisas podem parecer malucas, mas certamente que nunca iria lembrar-se delas conscientemente. Os sonhos podem criar a tal faísca inovadora que tem estado adormecida.

Encontre o seu próprio estilo. Permitirá que as pessoas valorizem mais as suas ideias.

Não se esconda atrás de pretextos ou objectos desnecessários. Não precisa de uma caneta de ouro para escrever um livro de sucesso; não precisa de uma máquina fotográfica muito cara se está a dar os primeiros passos na fotografia; analise primeiro o que tem à sua volta.

Nada funciona sem paixão. O que é que o faz levantar da cama de manhã? O que é que mantém a chama acesa? Faça as coisas com paixão. Pense com paixão.

Não se esforce para ter inspiração. A inspiração aparece quando menos esperar; tenha sempre papel e caneta à mão para escrever aquele pensamento que poderia mudar mundo.

Não se esqueça que tudo isto é para a sua própria satisfação; contudo, os outros vão acabar por o apreciar também,e a partir daí, será uma bola de neve de criatividade e inovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário