Seja Um Optimista


Dois homens olham através das mesmas grades da prisão: um vê lama e outro vê as estrelas - Frederick Langbridge, A cluster of Quiet Thoughts.

Ao longo da vida, nós temos sempre inúmeras escolhas para fazer. Podemos optar por uma visão pessimista e viver uma vida resignada ou viver através de uma perspectiva mais optimista e cheia de desafios.

Porque é que ser Optimista é importante?

  • Porque proporciona boa disposição;
  • Porque proporciona uma vida mais alegre, saudável e com menos preocupações;
  • Porque permite viver com mais determinação;
  • Porque é contagiante e permite criar uma pandemia de optimismo;
  • Porque ser optimista é esperar pelo melhor. 

A característica primordial de um pessimista é acreditar que as coisas más acontecem e que durarão indefinidamente, contagiando tudo e todos. Ao contrário de um Optimista que, mesmo que tenha uma experiência negativa, acredita que essa dificuldade pode e vai ser ultrapassada, não é um problema intransponível; concentram-se na resolução, em vez de ficar a lamentar e a questionar o sucedido.

Por outras palavras, encara a experiência negativa como uma forma de aprendizagem e evolução. Um Optimista não se deixa abater pelo acontecimento, agarra o desafio e age com determinação para o ultrapassar. Vê oportunidades, em vez de obstáculos.

Expectativas positivas atraem reacções positivas, qualquer que seja a situação.

Um Optimista provoca reacções positivas nos outros; é pró-activo e menos dependente de terceiros na conquista da sua felicidade; não sente necessidade de controlar ou manipular. A sua visão optimista pode ser contagiosa e influenciar o mundo que está à sua volta.

O optimismo é socialmente desejável, e os que o partilham são, naturalmente, socialmente melhor aceites e muitas vezes vistos como líderes.

Além disso, quando a vida se complica, o Optimista é mais resistente e resiliente.

O optimista é perseverante, não desiste facilmente, e é visto como uma pessoa paciente. Passo a passo, percorre o caminho em direcção ao seu objectivo.

A investigação médica tem revelado que pequenos prazeres na vida, a par com uma atitude positiva, podem potenciar a capacidade de combate a uma doença e aumentar a esperança média de vida.

O facto de vivermos a nossa vida através de uma atitude positiva, sem stress, permite-nos envelhecer com mais qualidade e tranquilidade.

Então porque não tornar-se num optimista, já hoje?

Pense positivo. Resista às adversidades. Olhe em frente. Aceite os desafios. Sorria e seja um optimista.

Sem comentários:

Enviar um comentário