Todos os Problemas Têm Uma Solução Criativa


Quantas vezes não terá pensado que aquele problema já não tinha solução? Quantas vezes ficou atrapalhado com a noção de que o problema não podia ser resolvido por si? Quantas vezes sentiu que ficou sem opções, sem soluções?

Através de algumas técnicas criativas, você poderá aprender a encarar os problemas de uma forma diferente. E essa diferença pode ser a luz ao fundo do túnel que o levará ao encontro de uma extraordinária solução.

Em primeiro lugar, deve ter em mente que podem, efectivamente, existir várias soluções para um problema que pensava ser insolúvel; encare a situação de modo a considerar que podem existir várias formas de o resolver e tente ser um pouco mais criativo na sua solução.

I) Talvez uma das razões sobre a dificuldade de encontrar soluções para o seu problema seja a inexistência de uma boa observação analítica. É importante ter a noção da causa e de como é que chegou àquele situação, para conseguir ter uma base mais sólida sobre como resolver o problema.

Além disso, é importante que identifique todas as partes intervenientes e como se relacionam entre si, no sentido de ter uma visão mais clara e ampla sobre todo o processo.

II) Tome nota de todos os constrangimentos e hipóteses do problema. Às vezes, demasiados pressupostos acabam por dificultar a solução ou as possíveis soluções, identifique os que poderão ser válidos e os que são para anular.

III) Tente resolver o problema por partes, desdobrando o problema principal em vários pontos essenciais; assim, mais facilmente conseguirá encontrar a solução desejada.

IV) Além da necessidade de ter um pensamento crítico, esteja também atento ao seu pensamento criativo, e quando alguém fizer uma sugestão, tente pensar na maneira de por essa ideia em prática - quais as vantagens e desvantagens.

V) Vale a pena voltar a lembrar que pode haver – e geralmente há - mais do que uma solução. Mantenha o controlo sobre as várias hipóteses que vão surgindo e os respectivos desenvolvimentos.

VI) Lembre-se do velho e sábio ditado: “ Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Esteja sempre aberto a novas ideias, oiça as reflexões de cada pessoa, quem sabe se não existe alguém que tenha tido uma experiência semelhante. A solução não tem de vir só de você, fomente o pensamento colectivo.

VII) Seja paciente e perseverante, lembre-se que as boas soluções quase nunca aparecem à primeira.

VIII) Faça alguns exercícios que estimulem o pensamento criativo, como por exemplo: escreva no centro de uma folha de papel a primeira palavra que lhe venha à cabeça; em seguida, olhe para essa palavra e acrescente mais duas palavras (também as primeiras que lhe vierem à cabeça); continue o exercício até ter uma “árvore” de palavras relacionadas.

Este é um simples exercício que permite que você desenvolva as suas habilidades analógicas, fortalecendo o seu processo criativo.

Por isso, da próxima vez que tiver um problema que ache que não tem solução, pense melhor. A solução pode estar debaixo do seu nariz. Tudo o que precisa é de um pouco de criatividade, algum planeamento e muita perseverança.

Não desista!

1 comentário:

  1. Thank, muito útil. Não me arrependi de ter seguido este blog. Acabei de solucionar um problema meu e vou praticar o exercício pra desenvolver meu processo criativo :D

    ResponderEliminar