Auto-aperfeiçoamento Em 7 Dias

Facilmente podemos perder a nossa auto-estima e o nosso sentido de orientação, quer a nossa vida seja trivial, quer seja cheia de altos e baixos. Mas, aconteça o que acontecer, não podemos perder o nosso sentido de identidade, o nosso “Eu”.

Seguem algumas dicas para que possa reflectir sobre elas e melhorar a sua auto-estima, ao longo de uma semana:

1 - Identifique uma missão para a sua vida

Já alguma vez sentiu que é um mero espectador da sua vida? Ou que a vida passa demasiado rápido, à sua volta, a tentar encontrar esperança, felicidade, saúde? Pare um pouco para pensar; identifique essa missão; encontre o seu próprio ritmo e o seu ponto de orientação.

Ao início, pode parecer que é complicado, mas esteja atento, existe sempre aquela oportunidade para mudar o rumo das coisas; a tal que irá fazer toda a diferença – quem sabe não está, ali, mesmo ao virar da esquina.
2- Tenha a noção do seu valor
O que é que valoriza mais para a sua vida? Identifique 5 valores que sejam mais relevante (por exemplo: segurança, liberdade, família, desenvolvimento espiritual, Amizade …).

Verifique se esses valores estão de acordo com a sua missão (ou com os objectivos que idealizou); se não tiverem, repense a sua “estratégia”.

3 - Conheça as suas necessidades

E valorize-as. Necessidades oprimidas podem levar a uma vida sonâmbula. Cuide de si. Lute pela sua vida e pelos seus sonhos, ninguém poderá fazer isso por si. Faça-o, antes que seja tarde de mais.

4 - Conheça as suas paixões

Tenha consciência de si próprio, você sabe quem é e do que gosta. Obstáculos, como dúvidas e falta de entusiasmo, vão prejudicá-lo e impedi-lo de se tornar na pessoa que gostaria e pode ser.

Inspire-se. Agarre a sua própria vida.

5 - Viva de dentro para fora

Valorize a sua consciência, a sua sabedoria interior; reflicta regularmente em silêncio. Respire profundamente, tente encontrar alguma paz e tranquilidade.

Oiça sons que o ajudem a relaxar (natureza, mar, música…).

6 - Honre os seus pontos fortes

Identifique os seus pontos fortes.
Identifique os seus talentos especiais.
Encontre maneiras de expressar os seus talentos através dos seus pontos fortes.
Valorize a sua auto-confiança partilhando o seu talento com os outros.

7 - Partilhe com os outros

Quando vive com autenticidade, vai ver que acaba por desenvolver um sentimento de ligação com os outros.

Seja verdadeiro consigo próprio, partilhe a sua essência. O retorno de uma relação genuína é algo extraordinário e gratificante.

Não tenha qualquer dúvida, valerá sempre a pena qualquer “esforço” que faça, no sentido de melhorar. A verdade e a diferença fazem parte de nós e da necessidade de mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário