Vantagens de Falar em Público


Falar em público pode ser assustador e para muitas pessoas é necessária coragem para falar perante uma plateia. No entanto, falar em público pode ser benéfico em várias situações. Uma dessas vantagens de saber falar em público é o desenvolvimento do seu negócio e capacidades de interação social, tais como a autoconfiança e relações interpessoais, para tal contribui o fato de ser mais extrovertido e conseguir pensar de forma controlada e construtiva e assim expressar-se claramente. Nomeadamente:

Confiança

Falar em público ajuda a desenvolver os níveis de confiança necessários para discursar perante outros. Esta autoconfiança poderá ajudá-lo em outras áreas da sua vida, desde a sua carreira profissional às suas relações pessoais.

Extroversão

Por norma são as pessoas mais extrovertidas as que estão mais confortáveis com o falar em público, portanto falar em público pode ajudar a tornar-se mais extrovertido e assim mais confortável perante estranhos. Ser extrovertido pode ser uma mais-valia perante outras situações como falar com potenciais clientes ou mesmo conhecer o seu futuro conjugue.

Carreira

Ser competente a falar em público poderá ajudar a sua carreira. Principalmente numa entrevista de trabalho, pois é vista por muitas pessoas como um discurso público, em que lhe serão feitas várias perguntas às quais terá de responder, e ao ser um bom orador convencerá o entrevistador a contratá-lo. Aquando da celebração de novos negócios com outras empresas, saber falar claramente e confiantemente é bastante útil, com uma frase mal articulada pode arruinar o negócio.

Eventos Sociais

Por mais relutante que esteja mais dia, menos dia, em qualquer ocasião, terá de falar em público. Quer seja a dar as felicidades a um amigo que se casa, ou a agradecer a um grupo de amigos por uma festa ou um presente. Ter uma facilidade de falar em público é muito importante nestas situações.

1 comentário: