“Eu sei que acham que perceberam o que eu disse, mas será que perceberam o que eu realmente quis dizer?“ É aqui que se distingue a verdadeira capacidade de se conseguir comunicar adequadamente, a capacidade de se saber falar em público.
Tanto o orador como a audiência sofrem quando não há uma boa comunicação. Vejamos algumas dessas situações quando é o orador perante a audiência:
Orador Apresenta-se Nervoso
Se o orador estiver nervoso, sentir-se-á desconfortável e terá menos confiança para transmitir a sua mensagem, principalmente quando tem noção de que a sua capacidade de falar em público é pobre.Por exemplo: uma apresentação perante um público que não é o seu idioma de origem; um orador que tenha um calcanhar de Aquiles como gaguejar, ou outro impedimento na fala; ou mesmo um aluno apresentar o seu trabalho perante os seus colegas.
Orador Considera-se um “Craque”
Mas que afinal é apenas fogo-de-vista, ou seja, tem tanta confiança no que está a transmitir que a sua audiência não o conseguirá perceber.Por exemplo: um médico numa apresentação perante idosos usa termos demasiado específicos que eles não compreendem.
Orador Com Muita Terminologia Específica
Este tipo de orador está muito apegado à terminologia da sua profissão e quando tem de falar em público sobre outros temas não consegue diferenciar essa terminologia, sendo assim uma grave barreira à comunicação.Orador Que Corta Nas Palavras
Se um orador sofre de algum problema a nível cerebral, ou tem uma pronúncia mais carregada, a inteligência, sinceridade e mesmo a veracidade da sua mensagem pode ser mal entendida pelo público-alvo.Agora vejamos algumas das desvantagens pela perspetiva da audiência:
Quando o Idioma da Audiência É Diferente do Orador
Quem está a ouvir terá alguma dificuldade em perceber, e parte da mensagem poderá ser perdida. A audiência tem que processar um sotaque pesado, apesar de uma sintaxe e vocabulário bons? Um sotaque mais carregado provoca impercetibilidade da mensagem.Audiência Perante um Orador Indeciso
Se o orador falar baixo, ou demasiado alto, com várias interrupções e esteja sempre a pronunciar “uhmm”, “e”, haverá perda de comunicação.Audiência Perante um Orador Calão
Um orador que ao falar em público empregue demasiado calão, como linguagem de rua, abreviaturas, ou use sempre um conjunto de palavras, como “entendido”, “né?”, “percebem?”, irão distrair a audiência e dificultar a perceção da verdadeira mensagem a transmitir.Falar em público é um dos maiores medos das pessoas. É uma grande fobia. Isto porque existe muita pressão sobre o orador e há a necessidade de se saber falar bem em público para se transmitir a mensagem corretamente.
Espero que tenham percebido as desvantagens em ter baixa capacidade de falar em público.
Sem comentários:
Enviar um comentário